Edição anterior (3871):
quinta-feira, 15 de maio de 2025


Capa 3871

Curso de Bioarte propõe vivência sensível entre infância, arte e natureza no Vale do Cuiabá

Divulgação
Divulgação

Estão abertas as inscrições para o curso de Bioarte, uma das propostas formativas da Escola Galpão, projeto da Estação Jaqueira, espaço cultural e educativo localizado no Vale do Cuiabá, em Petrópolis. Voltado a crianças de 4 a 10 anos, o curso convida os pequenos a experimentarem a arte como um caminho de aproximação com a natureza, a partir de práticas sensoriais e sustentáveis que integram o fazer artístico à vivência concreta do território.

Conduzido pela artista visual e arte-educadora Tais Senra, o curso funciona como um laboratório infantil de sustentabilidade artística. Tintas naturais, sementes, tecidos, carvão, folhas e outros elementos colhidos nos arredores da Estação Jaqueira compõem um vocabulário tátil e poético, que amplia as possibilidades expressivas das crianças e valoriza a escuta, a experimentação e o uso de materialidades diversas.

“A proposta é criar um percurso vivo, no qual a infância encontra espaço para explorar, imaginar e criar, tanto ao ar livre quanto no interior do Galpão de Arte”, explica Tais. Os encontros, realizados semanalmente aos sábados, das 10h às 12h, combinam caminhadas pelo jardim, observação sensível da natureza e práticas artísticas que favorecem a concentração, a escuta e o encantamento.

Inspirado em pedagogias contemporâneas como a abordagem de Reggio Emilia, o curso oferece experiências que buscam despertar o pertencimento, a presença e o cuidado. “Não se trata de ensinar a fazer arte, mas de criar condições para que o fazer aconteça”, reforça o artista plástico Carlos Feijó, coordenador artístico da Estação Jaqueira e um dos idealizadores da Escola Galpão.
Sobre Tais Senra

É artista visual e arte-educadora, com trajetória voltada ao encontro entre infância, natureza e processos criativos. Conduz ateliês que valorizam a escuta das crianças e o uso de materialidades naturais, dialogando com a arte contemporânea, a educação ambiental e a abordagem de Reggio Emilia. Recentemente, participou da exposição “Sob as Jaqueiras” (2024), na Estação Jaqueira, no Vale do Cuiabá, e atuou como curadora e mediadora da mostra “Linha, forma e cor Diálogos com Volpi” (2024), com obras de crianças da rede pública do Vale das Videiras.

Mais sobre a Escola Galpão

Com turmas pequenas e atenção individualizada, os cursos estão inseridos em uma programação voltada à arte contemporânea brasileira, reunindo artistas-educadores em diálogo com o território e suas múltiplas potências. A proposta formativa da Escola Galpão é estruturada de maneira semestral, mas os alunos podem iniciar sua participação a qualquer momento, traçando percursos próprios dentro de uma abordagem que respeita o tempo de cada um.

As aulas são pagas, com valor definido por cada artista-educador responsável, porém há vagas sociais para crianças cujas famílias não possam arcar com os custos, uma forma de ampliar o acesso à arte no município.
Além do curso de Bioarte, a Escola Galpão oferece outras formações. Entre os cursos em andamento estão:

Pintura acrílica e contemporaneidade, com Claudia Schoemann (quintas, das 15h às 17h);

Azulejaria expandida: pesquisa e criação, com EME Martins e Jonas Araujo (sextas, das 15h às 17h);

Gravura prática e experimental, com Lenice Reis (sábados, das 15h às 17h).

Programação cultural

A Estação Jaqueira também abriga, até 25 de maio, a exposição “Ateliê Arte Lavrinha”, com obras de artistas com deficiência da Serra da Mantiqueira mineira. A mostra conta com atividades interativas aos sábados, abertas ao público.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo WhatsApp: (21) 96725-8930. A Estação Jaqueira fica na Estrada Ministro Salgado Filho, 2781 Vale do Cuiabá, Petrópolis, e está no Instagram: @estacaojaqueira2020.

Edição anterior (3871):
quinta-feira, 15 de maio de 2025


Capa 3871

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral