Petrópolis é um dos principais destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro, recebendo mais de dois milhões de visitantes anualmente, mas enfrenta desafios importantes para manter e expandir sua atratividade. O Petrópolis Convention & Visitors Bureau destaca que o crescimento sustentável do setor passa por investimentos em infraestrutura, qualificação profissional, diversificação de atrativos e uma estratégia de promoção mais ampla, incluindo o mercado internacional. A rede hoteleira, a maior da região serrana com 6,5 mil leitos em 106 meios de hospedagem, faz da cidade uma anfitriã de respeito, assim como a gastronomia, representada por 350 bares e restaurantes e considerada de excelência. Hoje, o visitante pode optar pelo turismo rural, de aventura, radical, compras, cervejeiro, de esporte e tantas variedades que a cidade proporciona.
"O adjetivo que melhor define Petrópolis é “plural”, diante da diversidade de opções que o visitante encontra aqui, que faz da cidade ímpar não apenas no Estado, mas no Brasil. Além da consolidação do turismo histórico e cultural, temos uma gama de possibilidades que podem ser ampliadas. Precisamos fortalecer eventos, festivais e experiências imersivas, expandindo as opções para diferentes perfis de visitantes", afirma Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.
A infraestrutura da cidade também se apresenta como um dos principais gargalos. A qualidade das estradas de acesso, a eficácia do transporte público, a sinalização turística e a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida precisam ser aprimoradas. "Receber bem os turistas passa por oferecer condições adequadas de transporte e deslocamento e mais facilidades que tornam uma experiência prazerosa, memorável”, ressalta Fabiano Barros.
Outro ponto que requer atenção é a sazonalidade. Apesar do alto fluxo de turistas nos meses mais frios e em feriados prolongados, Petrópolis ainda enfrenta desafios para manter um fluxo constante em dias de semana. Criar eventos e promoções em períodos de menor demanda é uma estratégia fundamental para equilibrar o movimento e fortalecer o setor, aponta Fabiano Barros: “a cidade ‘acordou’ para a importância dos eventos, mas tem onde crescer mais no segmento, com a criatividade dos empreendedores e a combinação de elementos que só Petrópolis tem”.
A sustentabilidade também se torna um fator cada vez mais relevante. O turismo responsável e a preservação ambiental podem agregar valor à marca da cidade, atraindo um público mais consciente e qualificado. Incentivar práticas sustentáveis em hospedagens, restaurantes e atrativos é um diferencial competitivo que muitos já abraçaram e que podemos incentivar ainda mais”, destaca o presidente do PC&VB.
Para potencializar a presença de Petrópolis no cenário global, a ampliação da promoção internacional é um passo necessário. Parcerias com operadoras de turismo, participação em feiras especializadas e campanhas voltadas para mercados externos podem colocar a cidade na rota de turistas estrangeiros. “Hoje, são 130 mil estrangeiros por ano em média, uma presença que pode ser mais expressiva”, defende Fabiano Barros.
A qualificação da mão de obra também se apresenta como um desafio constante. Investir na capacitação dos profissionais do setor é essencial para garantir um atendimento de excelência. "O turismo é uma indústria baseada em experiências. Para que Petrópolis ofereça um serviço diferenciado, precisamos ter profissionais cada vez mais preparados. Esse é um dever de casa do trade. Estamos no caminho, mas podemos avançar mais", pontua o presidente do PC&VB.
Veja também: