Edição anterior (3676):
terça-feira, 19 de novembro de 2024


Capa 3676

Defesa Civil Alerta será ampliado para os estados do Sul e Sudeste a partir de dezembro

Além de Petrópolis, estados do Sul e Sudeste receberão a ferramenta de envio de alertas de emergência

Foto: Shizuo Alves-MCom.
Foto: Shizuo Alves-MCom.

Larissa Martins

A partir de 4 de dezembro, a nova ferramenta de envio de alertas de emergência do Governo Federal, chamada “Defesa Civil Alerta”, lançada em agosto deste ano em Petrópolis e outros 10 municípios, será ampliada para os estados do Sul e Sudeste.

Alertas de demonstração serão enviados nos dias 30 de novembro, em 36 cidades gaúchas. São elas: Três Forquilhas, Itati, Três Coroas, Porto Mauá, Pedro Osório, São Sebastião do Caí, Maquiné, São Lourenço do Sul, Muçum, Encantado, Cruzeiro do Sul, Dom Pedrito, São Vendelino, Eldorado do Sul, Porto Xavier, Estrela, Iraí, Pelotas, Rolante, Alegrete, Igrejinha, Quaraí, Parobé, São Jerônimo, Montenegro, Rosário do Sul, Pântano Grande, Barra do Guarita, Uruguaiana, Itaqui, Capão do Leão, Caxias do Sul, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul e Santa Maria. No segundo dia, o sistema será testado em Belo Horizonte (MG).

O anúncio foi feito pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional interino, Valder Ribeiro, durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (18), em Brasília (DF).

O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso. Os alertas são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.

“O Defesa Civil Alerta é uma inovação tecnológica. A ferramenta serve para que os alertas cheguem de forma rápida aos cidadãos em casos de eventos extremos, como inundações, alagamentos, enxurradas, deslizamentos, entre outros. Também não podemos esquecer dos outros meios utilizados para alertar a população, como SMS, por exemplo. A atuação das defesas civis locais, carros de som e outros meios de comunicação continuam sendo fundamentais. O compromisso do Governo Federal é levar proteção e segurança para a população”, afirmou o ministro interino.

Desenvolvimento

Criado a partir de tecnologia desenvolvida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria entre os ministérios das Comunicações e da Integração e do Desenvolvimento Regional, em 2025, o sistema deve estar operando em todo o país. No fim deste mês será feita uma reunião com representantes dos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste para alinhar a ampliação da tecnologia para as três regiões no próximo ano.

“O papel do Ministério das Comunicações neste projeto é de apoiar a Anatel e as operadoras com essa nova tecnologia. O mais importante é que a população reconheça a importância dela, sabendo que os alertas chegarão com credibilidade, podendo salvar muitas vidas”, disse a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino.

Testes

Um mês após o início do projeto-piloto, grande parte da população das 11 cidades aprovou o novo sistema.

“Foi feita uma pesquisa que mostrou que 87% da população dessas cidades considerou satisfatória e positiva a implementação deste alerta”, pontuou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, lembrando que o Brasil se junta a poucos países do mundo a utilizar uma tecnologia com tanta eficiência.

Todas as pessoas localizadas em área de risco, definida pelas defesas civis estaduais e municipais, com celulares compatíveis e cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G no momento do envio da mensagem receberão o Defesa Civil Alerta. Celulares com tecnologia 3G não serão contemplados. Não haverá cobrança para o recebimento de alertas de emergência sem fio.

Edição anterior (3676):
terça-feira, 19 de novembro de 2024


Capa 3676

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral