A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) monitoram as chuvas que atingem o Estado nesta sexta-feira (08.11) e atuam para prevenir e minimizar quaisquer danos.
CBMERJ
Os Bombeiros RJ estão em alerta, mobilizados para o atendimento a possíveis emergências. As equipes contam com apoio de viaturas de salvamento e resgate, ambulâncias, embarcações, drones e aeronaves. Até o momento, não há registro de ocorrências de vulto, nem de vítimas.
Defesa Civil
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) acompanha, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.
Aviso Meteorológico
Até a noite de sábado (09/11), a passagem de uma frente fria pode provocar pancadas de chuva moderada a forte em todo o Estado, sendo ocasionalmente muito forte em algumas regiões, acompanhadas de possíveis rajadas de vento e raios. Essas chuvas ocorrerão com maior intensidade entre a noite de sexta-feira (08/11) e a manhã de sábado. Os acumulados poderão ultrapassar os 125 mm nas regiões Serrana, Norte e Noroeste.
Riscos
Neste momento, é alto o risco hidrológico na capital do Estado, em Paraty, em Mangaratiba e em Angra dos Reis, na Costa Verde. No restante do Estado, os riscos de alagamentos e inundações são moderados a muito baixos. O risco geológico (probabilidade de deslizamentos de terra) é baixo e muito baixo em todo o Estado.
O monitoramento segue em tempo real e qualquer alteração ou intensificação das condições climáticas pode levar à elevação dos níveis pelo CEMADEN-RJ ( https://painelcemadenrj.defesacivil.rj.gov.br/monitoramento/v2/mapa/ ).
Veja também: