Emanuelle Loli - estagiária
No Brasil, maltratar animais é crime previsto em lei. As leis preveem sanções penais e administrativas, com penas que podem vir como multas a prisão. Abandono, envenenamento, confinamento em correntes ou cordas curtas, manutenção em condições anti-higiênicas, mutilação, confinamento em espaço inadequado ao porte do animal, ausência de iluminação e ventilação, são alguns exemplos de maus-tratos a animais.
Uma das formas de se denunciar os maus-tratos é pelo Programa Linha Verde do Disque Denúncia. Ele foi desenvolvido com intuito de promover uma atuação socioambiental, para que toda a população do estado do Rio de Janeiro pudesse denunciar crimes ambientais, principalmente, contra a fauna e a flora.
De acordo com dados do Linha Verde, foram feitas 184 denúncias de maus-tratos a animais no município de Petrópolis desde janeiro. Houve um aumento de cerca de 135%, comparado ao mesmo período do ano passado, que teve 78 denúncias.
O programa informa que os animais que mais são vítimas de maus-tratos são cães, gatos e cavalos. As denúncias sobre os cachorros, em sua maioria, são relatados diversos tipos de maus-tratos, como falta de alimentação, abandono, espancamento, animais presos ou acorrentados. Quando as denúncias são sobre gatos, as informações mais comuns são sobre a falta de higiene nas residências, má alimentação, pessoas que se utilizam de espingardas ou chumbinho para envenenamento, além de donos que dão “pauladas” nos animais. Já as denúncias sobre cavalos, a maioria são relatados que os animais ficam expostos ao tempo e carregando peso.
Como denunciar
É possível denunciar crimes contra o meio ambiente e contra animais para o Linha Verde 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, através dos número (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com whatsapp com uma tecnologia que deixa as denúncias de forma anônima.
Também é possível denunciar maus-tratos a animais no município de Petrópolis pela Coordenadoria de Bem Estar Animal (Cobea), de segunda a sábado, das 9h às 17h através dos números (24) 98839-724, (24) 2291-1505 ou através do email ceaicobea@petroplis.rj.gov.br .
Veja também: