Edição anterior (3224):
terça-feira, 05 de setembro de 2023
Ed. 3224:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (3224): terça-feira, 05 de setembro de 2023

Ed.3224:

Compartilhe:

Voltar:


  Política

Deputado Yuri é indicado como pré-candidato a prefeito pelo PSOL


Foto: Divulgação 

Rogerio Tosta – especial para o Diário


O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) definiu ter candidatura própria em 2024 e indicou o nome do deputado estadual, Yuri Moura como pré-candidato a prefeito. A decisão aconteceu na segunda e última plenária do 8º Congresso do partido, que aconteceu sábado, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos. 

Com essa decisão, Yuri Moura se junta aos outros nomes que engrossam a lista de possíveis candidatos a prefeito no próximo ano. Entre os principais nomes estão os vereadores Hingo Hammes (União), Eduardo do Blog (Republicanos) e Octávio Sampaio (União). Constam da lista nomes como dos ex-vereadores Leandro Azevedo e Albano Filho (Baninho), do ex-prefeito Bernardo Rossi e do deputado federal, Hugo Leal, ambos secretários de Estado no governo Claudio Castro. Ainda tem Serginho Fernandes, deputado estadual licenciado. 

Aqueles que forem confirmados nas convenções municipais dos partidos, que acontecerá entre 20 de julho e 5 de agosto de 2024, devem enfrentar o prefeito Rubens Bomtempo, que deve tentar a reeleição para o seu quinto mandato. Até lá, os partidos e possíveis candidatos ainda têm muita conversa e a lista de pré-candidatos deve reduzir, até porque muitos acreditam que a única forma de derrotar o prefeito nas urnas é ter uma frente ampla de partidos. 

Com relação ao Congresso do PSOL, o evento contou com aproximadamente 200 filiados votando em uma das seis teses que foram inscritas e defendidas, para a disputa da nova direção estadual. Apesar das disputas internas, os filiados tiveram consenso em o partido ter candidatura própria a prefeito na eleição municipal do ano que vem. Decisão que só será tomada em 2024, porém ficou definido o início da discussão do plano de governo.

“A militância do Psol Petrópolis já alcançou a maturidade suficiente para oferecer ao município um projeto de governo em que o povo realmente seja protagonista. Estamos presentes nos movimentos sociais, sindical e estudantil, temos capacidade de gerir esse projeto. Temos que ter candidatura própria para o Executivo Municipal”, afirma Rose Silveira, coordenadora do MES, tendência interna do PSOL

Esse foi o maior congresso da história do PSOL Petrópolis. O partido ainda não fechou a sua tática eleitoral, mas indica que trabalhará para lançar Yuri para prefeito e eleger ao menos dois vereadores, trabalhando junto a Rede Sustentabilidade, que faz parte da federação e aproximando os demais partidos do campo progressista.

 "Enquanto partido estamos trabalhando duro na ALERJ, na Câmara Municipal, nos sindicatos e nos movimentos sociais que militamos. Petrópolis precisa voltar a ser um lugar de oportunidades, com emprego e renda. Somos uma cidade muito desigual, o Poder Executivo precisa garantir de verdade políticas de moradia popular, ampliar a educação infantil e mudar o transporte público que é caro e não funciona. Outra tarefa é reafirmar a defesa da democracia nas eleições municipais, o Brasil passou por um pesadelo recentemente, por isso vamos procurar todos os partidos do campo progressista e popular. Petrópolis tem que andar para frente!”, disse o Deputado Yuri

A vereadora Júlia Casamasso, representando o mandato da Coletiva Feminista Popular, ressalta o papel do partido na cidade: “O PSOL hoje é o principal partido da esquerda do município, estamos construindo uma proposta para a cidade há muitos anos. Hoje temos o mandato da Coletiva Feminista Popular, representado por mim na Câmara, e o Yuri na ALERJ, somos uma alternativa para a cidade. Yuri é o nome natural para isso, precisamos debater, avançar e colocar nas ruas uma proposta para a Petrópolis que queremos”.



Edição anterior (3224):
terça-feira, 05 de setembro de 2023
Ed. 3224:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (3224): terça-feira, 05 de setembro de 2023

Ed.3224:

Compartilhe:

Voltar: