Gabriel Miranda - especial para o Diário
Moradores da Rua Águas Claras, no Caxambu, relataram ao jornal que o local é alvo de constante despejo de entulho irregular. Isso acontece, pois uma obra está sendo realizada e, com isso, a calçada fica ocupada com diversas sacolas de entulhos e restos de materiais utilizados nesta construção.
Segundo informações dos moradores, esse fato acaba dificultando a passagem dos pedestres. Eu sei que a remoção desses entulhos não é de responsabilidade da Prefeitura, mas algo deveria ser feito para coibir essa situação. Não podem deixar mais de 30 sacolas ali e o pedestre ficar sem local para passar. Queremos que os responsáveis atuem para coibir essa situação, afirmou um morador.
A Comdep informou que realiza regularmente o recolhimento de entulho nos cinco distritos do município. Ao todo, são removidos das ruas de Petrópolis cerca de 300 toneladas de detritos todos os dias. O despejo é feito pela própria população, mesmo se tratando de uma ação proibida pelo Código de Posturas.
Com objetivo de flagrar e evitar o descarte irregular de lixo e entulho em espaços públicos e terrenos baldios, a Comdep está instalando câmeras de segurança em toda a cidade para reforçar a fiscalização. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e recebe multa de R$10 mil.
A Comdep oferece o serviço de recolhimento gratuito de até 20 sacos de entulho, com 25 kg cada, por meio do serviço Disque Entulho. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (24) 2243-7822.
Veja também: