Edição anterior (3931):
sábado, 12 de julho de 2025


Capa 3931

Design e economia criativa se encontram em Petrópolis mostra de arquitetura destaca potencial do setor fluminense

Cidade Imperial lidera geração de empregos criativos na Região Serrana e recebe evento inédito de arquitetura e design integrado à natureza

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Petrópolis reafirma sua vocação como polo criativo ao sediar, entre os dias 9 de julho e 9 de agosto, a primeira edição da Mostra de Decoração da Rio Arquitetura & Design.  O evento, realizado no Bosque do Taunay, em Corrêas, reúne grandes nomes da arquitetura fluminense e novos talentos, em uma proposta inovadora de design integrado ao ambiente natural.

Em um espaço cercado por vegetação nativa e clima serrano, a mostra aposta em experiências sensoriais, ambientes reais e curadoria criteriosa para oferecer ao público soluções criativas e sofisticadas em decoração de interiores.

O projeto visa promover uma conexão genuína entre arquitetura, paisagem e identidade local, transformando o evento em um verdadeiro laboratório de tendências e relacionamento para o setor.

“Mais do que uma mostra, estamos criando um ecossistema criativo, onde marcas, profissionais e público final podem se conectar em um ambiente inspirador”, afirma Leandro Braz, CEO da Rio Arquitetura & Design (RAD), realizadora do evento.

Mostra com DNA autoral e foco em negócios

A Mostra de Decoração da RAD tem formato exclusivo, com número limitado de expositores e curadoria orientada por originalidade, qualidade e propósito.

Mais de 10 ambientes foram confirmados por profissionais e escritórios renomados do estado.

Cada participante terá acesso a visibilidade qualificada, com cobertura fotográfica, divulgação em canais digitais e uma revista digital exclusiva.

Marcas e fornecedores também ganham destaque no projeto. Além de poderem expor seus produtos em ambientes reais, os parceiros terão seus contatos incluídos em um mural de agradecimentos,  proposta que reforça a criação de uma rede sólida de negócios criativos.

Os participantes ainda vão poder contar com uma exposição de arte do artista plástico Rodrigo D’Almeida com dinâmicas e roda de conversa.

O evento é voltado para um público segmentado e exigente, interessado em soluções personalizadas, estética contemporânea e integração com a natureza, valores que têm ganhado protagonismo no cenário do design nacional e internacional.

A mostra ficará aberta a semana inteira, de terça à quinta - de 12h às 20h, sextas, sábados e feriados, de 12h às 21h, e aos domingos de 11h às 18h. O Bosque do Taunay fica na Rua Visconde de Taunay, 520 - Corrêas, Petrópolis. Os ingressos custam R$20 (vinte reais).

Petrópolis lidera economia criativa na Serra

O momento da cidade não poderia ser mais oportuno. De acordo com o Mapeamento da Indústria Criativa da Firjan, Petrópolis registrou em 2023 o maior crescimento proporcional de empregos criativos entre os três principais municípios da Região Serrana do Rio 13,4%, à frente de Nova Friburgo (13,3%) e Teresópolis (4,4%). O avanço local também supera com folga os índices nacional (6,1%) e estadual (6,5%).

O destaque maior fica por conta da Arquitetura, que apresentou crescimento expressivo de 40,3% nos vínculos formais,  desempenho que não apenas consolidou a liderança de Petrópolis no setor, como contrastou com os números negativos de cidades vizinhas, como Teresópolis, que teve retração de -21,7%.

Outros segmentos em expansão na cidade incluem a Moda (+28,8%), a área de Pesquisa e Desenvolvimento (+25,9%) e o Design (+19,8%), este último com forte sinergia com a proposta da mostra. Em Nova Friburgo, por exemplo, o setor de Design teve retração de -18,8%.

Setor criativo é vetor econômico no estado do Rio

No panorama estadual, a economia criativa representa 5,2% do PIB fluminense, com impacto de R$ 46 bilhões e 124 mil empregos formais. O estado também é o segundo maior empregador da indústria criativa no Brasil, com participação de destaque no chamado soft power nacional, conceito que relaciona a imagem simbólica do país à sua capacidade de influência cultural no mundo.

Nesse cenário, Petrópolis desponta como cidade estratégica para atração de investimentos e fortalecimento do ecossistema criativo, unindo tradição, inovação e qualidade de vida.

“A proposta da mostra é valorizar esse momento, promovendo conexões entre criadores, marcas e consumidores em um ambiente de excelência”, destaca Leandro Braz.

Edição anterior (3931):
sábado, 12 de julho de 2025


Capa 3931

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral