Criminosos se aproveitam para roubar os dados e cobrar o pagamento de taxas inexistentes
Foto: Divulgação
Larissa Martins – especial para o Diário
Nomes de órgãos públicos são usados de forma recorrente por criminosos para aplicar golpes. Desta vez, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) foi alvo de tentativas de fraude. O órgão divulgou em sua página oficial, um comunicado alertando para nova estratégia que está sendo adotada por criminosos contra pessoas de boa-fé, na tentativa de tirar dinheiro das mesmas.
Na nota, o Departamento esclarece que o site “ https://detranrj-gov.com/cliente/pesquisa.html” encontrado em buscas na internet é falso. Quando os interessados nos serviços do Detran, clicam no site, pensando ser o oficial, são direcionados para pagamentos de boletos falsos e que não são condizem com as verdadeiras taxas. Além disso, a consulta ao link falso pode gerar roubo de informações, além de conter vírus que danificam os computadores.
Cabe esclarecer que o verdadeiro site do Detran encontrado nas buscas pela internet é https://www.detran.rj.gov.br.Para o cidadão garantir que está utilizando o site verdadeiro, deve-se sempre checar se a consulta está começando com “ detran.rj.gov.br ”. A página oficial da autarquia sempre tem um cadeado ou começa com a” https" na barra de endereços.
Como denunciar
Para denunciar tentativas de estelionatos, a população pode entrar em contato com a ouvidoria do departamento (pelo site do Detran.RJ, na aba Transparência, nos telefones (21) 2332-0438 / (21) 2321-0450; ou presencialmente, na Avenida Presidente Vargas, 817, 8º andar, de segunda a sexta, das 8h às 17h).
Unidade de Petrópolis
Em Petrópolis, a unidade fica no Hipershopping, localizado na Rua Tereza, nº 1515. O horário de expediente é de segunda a sexta, de 8h às 17h. O telefone disponível para contato é: (24) 2235-2604.
Veja também: