Ação nacional com foco na prevenção e tratamento do Câncer de Pele atendeu centenas de pacientes
Na Campanha Dezembro Laranja, a Sociedade Brasileira de Dermatologia intensifica a luta contra o câncer de pele, destacando que pele saudável é sinônimo de saúde. Ao frisar que cada pessoa tem uma relação singular com o sol, é preciso que todos cuidem para não adoecer diante da incidência dos raios ultravioletas, cada vez mais frequentes e nocivos à saúde. Neste contexto, o Ambulatório Escola do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) realizou uma ação no sábado (07/12), atendendo gratuitamente os pacientes no Dia D da campanha nacional.
"O Dia D da Campanha no Ambulatório teve um resultado muito positivo. Nós conseguimos avaliar os pacientes e 40% dos atendidos saíram com o procedimento cirúrgico agendado no próprio AMBE, pois a Dra. Gisele Schrama, professora de cirurgia da UNIFASE/FMP, disponibilizou a agenda dela para realizar os procedimentos necessários", frisa a Dra. Aline Quintanilha, professora da área de Dermatologia da UNIFASE/FMP e coordenadora da Ação no Ambulatório Escola.
Neste ano em que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) completa 11 anos da campanha "Dezembro Laranja", a mensagem em destaque é: "Proteger a pele é proteger a saúde", um convite para que todos os brasileiros possam refletir sobre o autocuidado. A SBD reforça que a proteção contra o câncer de pele deve ser inclusiva, acessível e adaptada às necessidades individuais.
"A campanha Dezembro Laranja é muito importante para alertar a população sobre o câncer de pele, que infelizmente segue sendo o câncer mais comum no Brasil. Nossa participação como Liga de Dermatologia na campanha no AMBE foi muito proveitosa, enriquecedora e gratificante. Os ligantes puderam acompanhar os atendimentos com os dermatologistas, aprender mais sobre o câncer de pele e seus subtipos, praticar o exame dermatológico, trocar conhecimentos e informações e presenciar o dia a dia dos profissionais. Além disso, o contato com os pacientes é sempre engrandecedor e sabemos como a prática é de suma importância na medicina. Foi uma honra participar dessa campanha tão importante no nosso país", relata Gabriel Rocha, aluno do 9º período de Medicina da UNIFASE/FMP e presidente da Liga de Dermatologia.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. A estimativa do INCA sobre a Incidência de Câncer no Brasil revela números surpreendentes. São esperados aproximadamente 220,49 mil novos casos de câncer de pele por ano, no triênio 2023-2025. Sendo necessário conscientizar a população sobre os riscos, a campanha realizada pela SBD destaca a importância de hábitos preventivos, como o uso de protetor solar, e incentiva as pessoas a fazerem acompanhamento médico regular.
"A participação dos alunos de Medicina na ação foi fundamental para o sucesso do evento. Eles demonstraram grande entusiasmo e aprendizado durante os atendimentos, com a orientação dos professores. A ação foi uma ótima oportunidade para os estudantes colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e também para a comunidade, que recebeu atendimento de qualidade. Além disso, a realização de uma aula especial sobre câncer de pele foi um diferencial e com certeza contribuiu para a formação profissional dos futuros médicos", explica a médica.
A Dra. Aline Quintanilha ressalta ainda que é importante que as pessoas, de todos os tons de pele, estejam atentas e se protejam quando expostas ao sol.
"O sol está sempre associado a momentos de lazer e de muita alegria, mas é necessário lembrar que a exposição solar sem proteção adequada pode trazer sérios riscos à saúde da pele, acarretando em graves consequências. Por isso, a prevenção é o melhor caminho e está acessível a todos, basta buscar a orientação médica adequada, disponível no Ambulatório Escola gratuitamente, através do convênio com o SUS", finaliza.
Veja também: