Edição anterior (3849):
terça-feira, 29 de abril de 2025


Capa 3849

Dia da Educação reforça importância no investimento do futuro dos jovens e da sociedade

“Uma educação sólida reduz desigualdades, promove oportunidades e forma cidadãos críticos e preparados para os desafios do mundo”, comentou a vereadora Gilda Beatriz

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Mariana Machado estagiária

O Dia da Educação, comemorado no dia 28 de abril, reforça a importância da educação de qualidade a todas as crianças e adolescentes. A data foi estabelecida em 2000, a partir do Fórum Mundial da Educação, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A educação é fundamental para o desenvolvimento dos jovens, e, por isso, investir em educação de qualidade deve ser prioridade. Para a vereadora Gilda Beatriz, o investimento não garante apenas o futuro dos jovens, como de toda a sociedade. “Uma educação sólida reduz desigualdades, promove oportunidades e forma cidadãos críticos e preparados para os desafios do mundo. Quando priorizamos escolas bem estruturadas, professores valorizados e políticas públicas eficientes, colhemos resultados como menor evasão escolar, mais empregabilidade e até a redução da violência”, disse.

Além disso, a educação inclusiva também sofre dificuldades, sendo a principal, em Petrópolis, a necessidade de mediadores qualificados para o acompanhamento dos alunos. “Nosso papel é fortalecer o diálogo entre poder público, educadores e entidades para que nenhuma criança ou adolescente com deficiência seja prejudicado no seu processo escolar", ressalta a vereadora.

Outro ponto a ser melhorado na educação são as filas de creches municipais, que acarretam dificuldades às famílias que não têm com quem deixar seus filhos, assim como atrapalha o desenvolvimento educacional e social dessas crianças de 0 a 3 anos. “A primeira infância é uma etapa fundamental para o desenvolvimento das crianças, e garantir vagas em creches é essencial para seu crescimento e para apoiar as famílias petropolitanas. Sabemos que a demanda por educação infantil tem crescido em todo o país, e Petrópolis não é exceção. Como vereadora, meu papel é fiscalizar e propor políticas que ajudem a acelerar esse processo, sempre em colaboração com o Executivo, para que nossas crianças tenham o acesso à educação que merecem", explica Gilda Beatriz.

A última lista, divulgada no dia 16 de abril de 2025, registrou 1.031 crianças aguardando atendimento. Deste total, 55 estão sendo atendidas, resultando atualmente em 976 crianças na fila.

Questionada sobre medidas que estão sendo adotadas para diminuir a fila, a Secretaria Municipal de Educação ressaltou que, entre as ações realizadas para ampliar a capacidade de atendimento, estão: a reorganização de turmas, abertura de novas turmas em Centros de Educação Infantil e a readequação de espaços físicos, com a realização de pequenas obras e reparos necessários.

“Essas iniciativas possibilitaram a absorção de aproximadamente 300 crianças em relação ao número apurado em março. A Prefeitura segue empenhada na execução de ajustes estruturais e administrativos para ampliar o número de vagas e atender progressivamente à demanda existente”, concluiu a Prefeitura.

Edição anterior (3849):
terça-feira, 29 de abril de 2025


Capa 3849

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral