Comércio tem expectativa positiva para a data
Emanuelle Loli Especial para o Diário
Com o intuito de celebrar a infância e ressaltar a importância dos cuidados que as crianças devem receber na sociedade, o Dia das Crianças é um dos dias mais aguardados no ano pela criançada e para os donos de lojas infantis.
De acordo com um levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), feito com 862 consumidores, 64,3% dos entrevistados pretendem comprar presentes na data.
Para Rosane Ferreira, proprietária da Pequenos Travessos, no Centro de Petrópolis, a expectativa de vendas é grande, principalmente para os próximos dias. “Então... Brasileiro deixa sempre pra última hora né?! As pessoas estão vindo, pesquisando preço... Essa semana já começou um movimento melhor, mas a gente espera mesmo é hoje e sábado. Normalmente, as pessoas estão fazendo isso, deixando mais pra última hora, último dia, último minuto”, explicou a empresária.
Ela também diz que a aposta da loja para a criançada são os jogos educativos, e explica “a gente tem trabalhado bastante com esses jogos, até mesmo pra integrar a família. Hoje as crianças pensam muito em celular, joguinhos, internet e a gente está estimulando, fazendo a nossa parte de mostrar produtos que integrem mais pessoas”, ressaltou.
Segundo uma estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas voltadas para o Dia das Crianças de 2024 deverá registrar uma movimentação financeira de R$ 9,35 bilhões.
De acordo com a Denise Fiorini, presidente da Associação da Rua Teresa (ARTE), o Dia das Crianças é uma data muito importante para comércio. “Os lojistas preparam as vitrines e esperam um bom movimento nestes dias que antecedem a data e no próprio feriado. Nosso recado para os petropolitanos é: prestigie o comércio local”, afirmou.
Para Bianca Vieira, vendedora na loja Canal Stores, na Rua Teresa, o movimento ainda não está com cara de Dia das Crianças, mas tem esperança que nos próximos dias melhore. A aposta da vendedora está nas peças de roupas com preço popular. “Os produtos que mais vendem para as meninas são os shorts, blusinhas, vestidos... E normalmente para os meninos o que sai mais é camisa de malha e bermuda.” E completa “No geral, a faixa de preço é de 20 reais a 40 reais”.
O Presidente do Sicomercio em Petrópolis ressalta que diversas lojas vão funcionar no feriado. "O Dia das Crianças é uma data importante para o comércio em geral. Muitas lojas já homologaram o termo de adesão para funcionamento no feriado e isso facilitará a vida daqueles que deixam para comprar na última hora. A expectativa é positiva", concluiu.
Veja também: