Seleção da Disal traz obras de romancistas renomados como Nicholas Sparks. Gabriel García Márques e Emily Bronte
O amor tem sido uma das maiores inspirações para a literatura ao longo dos séculos. Entretanto, algumas histórias vão além da ficção e carregam emoções vividas pelos próprios autores ou pessoas próximas deles. Para celebrar o amor no Dia de São Valentim, que acontece dia 14 de fevereiro, a Disal, referência no mercado editorial, criou uma seleção, com obras que transformam experiências pessoais em narrativas românticas.
Para muitos autores, a vivência é essencial para criar um livro de sucesso. De acordo com a professora e parceira da Disal, Clineia Candia, é mais fácil de ser vivida pelos leitores quando trazem uma experiência real. "Escrever um livro pode ir além da imaginação. A experiência dá autenticidade à narrativa, permitindo que a escrita seja não apenas criativa, mas também verdadeira e profunda". Confira:
Um amor para recordar Nicholas Sparks
O romance de Landon Carter e Jamie Sullivan, que arrancou lágrimas de leitores, não é apenas fruto da imaginação do autor, mas sim inspirada na vida de sua irmã, Antes de falecer, a irmã de Nicholas Sparks realizou o sonho de se casar, assim como Jamie na trama. A sensibilidade e a delicadeza do escritor retratam essa jornada, que faz deste livro um dos mais emocionantes sobre amor, esperança e despedida, além de ser o único que o autor relata ter chorado em todas as páginas.
O amor nos tempos do Cólera Gabriel García Márquez
Florentino Ariza e Fermina Daza são os protagonistas de um romance épico que atravessa décadas de separação e reencontro. A emocionante trama não é apenas uma criação literária, mas uma história inspirada no relacionamento dos pais do autor. Um telegrafista sem muitos recursos, que se apaixonou por uma jovem de família tradicional, enfrentando muita resistência para viver esse amor. A narrativa envolvente é repleta de cartas e espera, refletindo o poder do amor ao longo dos anos.
O morro dos ventos uivantes Emily Bronte
Considerado por muitos um dos romances mais intensos da literatura inglesa, a obra de Emily Bronte embora seja fictícia, conta com muitas partes de experiências pessoais da autora, que traz para o leitor uma imersão em pedaços da sua vida e de sua imaginação. A obra é carregada de sentimentos extremos, por isso cativa leitores que buscam narrativas profundas sobre amor e obsessão ao longo dos anos.
Como eu era antes de você Jojo Moyes
A obra apresenta o romance de Louisa Clark e Will Traynor, que protagonizam um romance que ultrapassa os limites de ficção. Para a obra, Jojo Moyes se inspirou em relatos reais de pessoas que enfrentam desafios semelhantes ao do personagem Will, que após um acidente, passa a depender de outros para ter uma rotina.
Veja também: