Mariana Machado especial para o Diário
É comemorado no dia 31 de agosto o Dia do Nutricionista, pois nessa data, em 1949, foi criada a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), conhecida atualmente como Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), que teve um papel importante na área, pois, na época, atuou para regulamentar o ofício dos nutricionistas e garantir que o trabalho deles fosse realizado com eficácia.
A nutrição é aquela que realiza o planejamento alimentar a partir de alguma necessidade nutricional de uma pessoa visando melhora na qualidade de vida e, se for o caso, também tratar doenças, como obesidade e diabetes.
O profissional é responsável por estabelecer uma alimentação adequada aos seus pacientes, sejam eles crianças, jovens, adultos ou idosos, garantindo que estejam bem nutridos e com organismos saudáveis. A alimentação é essencial para a sobrevivência humana, mas pode também ser um fator de risco se implementada incorretamente. A nutrição atua nessa questão, através do nutricionista é estabelecido os melhores alimentos, nas quantidades e horários corretos disse a nutricionista Mariana Lomar.
Quando questionada sobre as maiores dificuldades dos nutricionistas quanto aos alimentos ultraprocessados, Mariana respondeu que a maior dificuldade em torno desses alimentos é que os mesmos são práticos (pronto pra consumo) e costumam ser atrativos ao paladar. As pessoas acabam não desejando excluí-los por conta desses fatores. É sempre mais difícil incluir alimentos saudáveis [...], exige tempo e alguma dificuldade na hora de preparar fazendo com que o alimento saudável seja a opção mais difícil. O nutricionista acaba tendo que saber estabelecer um meio termo pro paciente entender os riscos consumindo esses produtos, sem ser muito radical para que ele entenda e comece a redução.
A Rafaela Cogliatti é nutricionista infantil, e reforça que a nutrição adequada é vital para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. Uma dieta equilibrada garante que as crianças recebam os nutrientes necessários para o crescimento físico, desenvolvimento ósseo, cognitivo e prevenção de doenças.
O Sistema Único de Saúde (SUS), além de ter nutricionistas na equipe, também oferece através do aplicativo Meu SUS Digital, um programa chamado Peso Saudável, de 12 semanas com informações sobre saúde alimentar e física. A importância de saber qual é seu peso saudável, se deve ao fato de que cada pessoa é única, logo o peso ideal será diferente. O programa já tem mais de 45 mil acessos, com avaliação de 4.2 dos usuários.
Veja também: