Data é celebrada com a tradicional Corrida do Trabalhador
Mariana Machado estagiária
O Dia do Trabalhador, 1º de maio, se tornou feriado em 1924. Desde então, os trabalhadores têm um dia para serem reconhecidos, e terem suas pautas reforçadas a toda a população. Em Petrópolis, um tema frequente tem sido a demanda dos servidores públicos pelo reajuste salarial.
Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos de Petrópolis (SISEP), os servidores públicos, que são de grande importância para o cotidiano da cidade, enfrentam algumas dificuldades, sendo a principal delas os baixos salários. “Mas o Governo Municipal está aberto ao diálogo junto ao sindicato, para assim buscar formas de minimizar o problema”, ressaltou o sindicato. “Valorizando o servidor público, valorizamos a máquina pública que faz a cidade acontecer”, reforçam.
A vereadora Professora Lívia Miranda comentou, em entrevista anterior ao Diário, que é necessário garantir, ainda neste ano, que servidoras e servidores municipais tenham garantido o seu reajuste. “Vale dizer que o atual prefeito defendeu e teve aprovado, na Câmara Municipal, na legislatura passada, reajuste do seu salário e dos secretários em 70%. O que significa dizer que, nesse ano, a gente vai defender reajuste para os servidores. Já estamos em campanha salarial, e o governo precisa abrir a mesa de diálogo com os sindicatos para garantir o reajuste”, ressaltou.
Outro grupo que segue enfrentando dificuldades são as mulheres, que, apesar de terem, em média, maior escolaridade que os homens, de acordo com dados do IBGE, seu retorno financeiro segue sendo menor. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2022, as mulheres recebiam o equivalente a 78,9% do recebido por homens. Quando comparado a 10 anos antes, a razão era estimada em 75,4%.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílio (Pnad), 2023 terminou com o maior número de pessoas ocupadas desde 2012, sendo cerca de 43% mulheres.
Os estados com maior presença feminina no mercado de trabalho eram São Paulo (10.953.039), seguido por Minas Gerais (4.551.144) e Rio de Janeiro (3.633.250), ocupando, principalmente, as áreas de “Educação, saúde humana e serviços sociais”, com 9.683.770 trabalhadoras, seguido pelo setor de “Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas” (7.938.651) e, por fim, “Serviços Domésticos” (5.538.947).
Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), Marcelo Fiorini, o Dia do Trabalhador é “um reconhecimento necessário e mostra a importância de todos aqueles que se dedicam às funções necessárias para o fortalecimento da nossa economia. Parabenizamos principalmente os trabalhadores do comércio, um dos setores que mais empregam em Petrópolis, por sua dedicação e bom atendimento".
O sindicato reforça que no Dia do Trabalhador, não há negociação para abertura do comércio. Sendo assim, os trabalhadores têm direito à folga nesta data, assim como nos dias 1º de janeiro, 25 de dezembro e 3ª segunda-feira de outubro, que é o dia do comércio.
Corrida do Trabalhador
Em Petrópolis, anualmente a data é comemorada com a Corrida do Trabalhador. A prova acontece durante o feriado no dia 1º de maio, a partir das 7h30 com largada na Rua Alfredo Pachá. Foram oferecidas mil inscrições, mas o prefeito Hingo Hammes divulgou em suas redes sociais mais 200 vagas extras.
"A Corrida do Trabalhador é um marco para a cidade. Um evento que faz parte do nosso calendário e que corredores esperam todos os anos. Esse ano reativamos o Ranking de Corridas Anual de Petrópolis e a Corrida do Trabalhador é a segunda etapa da competição. É um orgulho enorme oferecer a melhor corrida do Trabalhador possível para nossa cidade e esperamos que todos os amantes do esporte possam aproveitar esse evento”, disse o prefeito Hingo Hammes.
“A corrida de rua hoje é um esporte abraçado por toda cidade. Temos corredores espalhados por todos os distritos e queremos oferecer cada vez mais, melhores condições para prática do esporte”, ressaltou o secretário de esportes, Leandro Kronenberger.
A Prefeitura de Petrópolis foi questionada sobre o reajuste salarial aos servidores públicos, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria.
Veja também: