Edição anterior (2828):
sexta-feira, 05 de agosto de 2022
Ed. 2828:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2828): sexta-feira, 05 de agosto de 2022

Ed.2828:

Compartilhe:

Voltar:


  Estado

Dia Internacional da Cerveja: como aproveitar o Guia dos Bares e das Cervejarias Artesanais do Estado do Rio de Janeiro

Catálogo da Secretaria Estadual de Turismo traz 110 bares e fábricas de cervejarias artesanais cadastradas de 29 municípios


 Foto: Luis Alvarenga

O “sextou” desta semana tem um sabor especial no Estado do Rio de Janeiro. Neste dia 5 de agosto, é comemorado o Dia Internacional da Cerveja e a data servirá como uma oportunidade para conhecer e saborear as indicações do Guia dos Bares e das Cervejarias Artesanais do Estado do Rio de Janeiro. O guia foi feito pela Secretaria de Estado de Turismo. As comemorações são estendidas pelo fim de semana.

O catálogo traz 110 bares e fábricas de cervejarias artesanais cadastradas em 29 municípios do estado. No conteúdo informativo, o usuário encontra dados como endereço, telefone, horário de funcionamento, e-mail, Instagram, links para o site e visualização do endereço no Google Maps. Além de mostrar se o estabelecimento tem wi-fi ou é pet friendly.

- O catálogo norteia o turista amante da cerveja artesanal e gera estímulo para que ele visite o município, que já tem outras rotas cervejeiras - ressaltou Sávio Neves, secretário estadual de Turismo.

O guia on-line ficará disponível em hotéis, agências de viagens, além de bares e cervejarias participantes. O documento poderá ser atualizado, sempre que necessário, ampliando a participação de municípios e regiões turísticas do estado. O diretor presidente da Associação das Microcervejarias de Petrópolis (AMP), também dono da Cervejaria Colonus, no bairro da Castelânea, em Petrópolis, ressalta que a cidade é a capital estadual da Cerveja no Rio.

- Todas as marcas de Petrópolis estão programando comemoração para esta data especial. Na Colonus temos um show de rock and roll. Teremos música ao vivo, às 20h, com um tributo ao Guns N' Roses, em nosso bar, a Villa Colonus. A cervejaria foi iniciada em 2019, são sete rótulos próprios. Vendemos nossa fabricação para mais sete locais, também em Petrópolis - afirmou o cervejeiro.

A data também será celebrada em São Pedro da Aldeia, na região turística Costa do Sol. Desde 2014, a cidade detém o primeiro rótulo artesanal de sua história. Lá, funciona a Cervejaria Awika Beer, localizada no polo gastronômico da Casa dos Azulejos, no Centro da cidade.

A casa dispõe de 40 estilos de cervejas e promete um Dia Internacional da Cerveja de muita alegria e descontração.

- Nós somos um pub à moda antiga e só vendemos em São Pedro de Aldeia. Nesta sexta-feira vamos ter um show, promoções de cervejas e sorteios. Estamos fazendo nossas cervejas desde 2014. É uma produção caseira que foi crescendo do tradicional estilo pilsen até chegar aos mais diversos sabores como black ipa, red, beach beer, entre outros. Sempre temos oito torneiras à disposição da clientela, com cinco sabores fixos e três de acordo com a sazonalidade - comemora João Tito, de 49 anos, proprietário da cervejaria que comercializa growlers de até um litro e meio.

O Guia dos Bares e das Cervejarias Artesanais do Estado do Rio de Janeiro, lançado pela Secretaria de Estado de Turismo, está disponível gratuitamente na internet. Ele pode ser acessado por meio do link: http://www.turismo.rj.gov.br/guia-dos-bares-e-das-cervejarias-artesanais-do-estado-do-rio-de-janeiro/



Edição anterior (2828):
sexta-feira, 05 de agosto de 2022
Ed. 2828:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2828): sexta-feira, 05 de agosto de 2022

Ed.2828:

Compartilhe:

Voltar: