Edição anterior (3858):
terça-feira, 06 de maio de 2025


Capa 3858

Dia Municipal do Celíaco: ação de diagnóstico e conscientização é realizada no calçadão do CENIP nesta segunda-feira (05)

Comemorar a data é essencial para trazer mais informações sobre a doença, que é grave se não for tratada

Foto: Mariana Machado
Foto: Mariana Machado

Mariana Machado estagiária

Foi comemorado nesta segunda-feira (05), o Dia Municipal do Celíaco, data criada por lei pela vereadora Gilda Beatriz, para aumentar a conscientização da doença, e reforçar a importância do diagnóstico. “A doença celíaca é uma patologia autoimune, desencadeada pela ingestão de glúten, e nosso objetivo é promover diagnóstico precoce, inclusão e qualidade de vida”, disse a vereadora.

Com esse propósito, foi realizada uma ação de conscientização no Calçadão do CENIP, nesta segunda-feira, juntamente com a ACELBRA-RJ (Associação dos Celíacos do Brasil). A presidente da associação no Estado do Rio de Janeiro ressalta que essa é uma doença grave e autoimune. “Nossa campanha desse mês de maio é sobre o diagnóstico, pois 80% das pessoas não sabem que são celíacas, estão doentes e não sabem. Então o diagnóstico salva vidas. A Gilda disponibilizou esse espaço aqui para divulgar e falar sobre a doença celíaca. Estamos disponibilizando também um autoteste, de laboratório (BIOSYNEX), para rastreio da doença, que afeta 1% da população”.

Além disso, o diagnóstico precoce também é muito importante, pois salva vidas. “Às vezes, quando a pessoa vai fazer o diagnóstico, já está tão inflamada, com sequelas, que além da doença celíaca, ela pode desenvolver outras doenças autoimunes, como lúpus, osteoporose, uma série de doenças”, explica a presidente da associação.

Com isso, comemorar a data é essencial para trazer mais informações sobre a doença, que é grave se não tratada, e deve ser mais falada para que aqueles que apresentam sintomas procurem testes ou atendimento médico.

A doença

É uma doença do intestino delgado que interfere diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. Caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas. O único tratamento é a dieta isenta de glúten por toda a vida. Caso uma pessoa com doença celíaca consuma alimentos com glúten ou traços de glúten, isso vai provocar uma reação imunológica no intestino delgado, uma inflamação crônica que impede a absorção dos nutrientes.

Sintomas

A pessoa pode apresentar apenas um sintoma ou um conjunto deles. São eles:

Diarreia crônica; Prisão de ventre crônica; Distensão abdominal; Vômitos; Dor abdominal; Depressão; Desnutrição com déficit de crescimento; Anemia ferropriva não curável; Emagrecimento e falta de apetite; Baixa estatura; Irritabilidade; Osteoporose; Mancha nos dentes; Esterilidade; Abortos de repetição; Doenças neurológicas.

Edição anterior (3858):
terça-feira, 06 de maio de 2025


Capa 3858

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral