Petrópolis tem 228 profissionais registrados no Cadastro dos Prestadores de Serviço Turístico (Cadastur)
Larissa Martins
Atualmente, Petrópolis conta com a atuação de 228 Guias de Turismo que garantem uma experiência enriquecedora e segura aos visitantes que vêm à cidade. Agora, esses profissionais passam a ter reconhecimento nacional com a oficialização do Dia Nacional do Guia de Turismo, celebrado em 10 de maio. A nova Lei Federal visa valorizar a categoria e foi sancionada pelo presidente Lula nesta semana. O setor tem crescido chegando a mais de 35 mil trabalhadores registrados no Cadastro dos Prestadores de Serviço Turístico (Cadastur).
O governo federal está atento às necessidades do setor e valoriza o trabalho realizado pelos guias de turismo, profissionais fundamentais para promover o conhecimento cultural, histórico e de valorização dos patrimônios do nosso país. Celebrar essa data significa reconhecer o valor dos guias de turismo na nossa sociedade, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
AGP
Esses profissionais são essenciais na indústria do turismo, sendo responsáveis por apresentar e interpretar a cultura, história e paisagens de Petrópolis que pertence à região turística Serra Verde Imperial e está cadastrado no Mapa do Turismo com a categoria A (a mais alta).
Muitos deles fazem parte da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, a AGP, uma instituição com 40 anos de fundação, que presta serviços em apoio à Cultura, ao Turismo e à Educação. Ela foi fundada em 2 de fevereiro de 1984 com o intuito de organizar o trabalho na cidade e prestar informação turística aos visitantes.
Registro
Para se registrar como Guia de Turismo é necessário acessar o site www.cadastur.turismo.gov.br , preencher o formulário e seguir as instruções. Depois de homologado, o certificado será disponibilizado para acesso público no site do Cadastur. O registro permite ao prestador atuar legalmente, além de autorizar a utilização do crachá da profissão e oferecer benefícios junto aos programas do MTur.
Veja também: