Bruna Nazareth
Com a chegada de uma frente fria e o transporte de umidade, são esperados acumulados significativos que vão influenciar no tempo em Petrópolis. Segundo o aviso meteorológico da Defesa Civil, nesta sexta-feira (04), há previsão de chuva moderada a forte, acompanhada de raios e rajadas de vento ao longo do dia, se intensificando a partir da noite. No sábado (05), a chuva segue moderada a forte, também com possibilidades de raios e vento ao longo do dia. Já no domingo (06), a previsão é de chuva fraca a moderada a partir do período da manhã.
Diante desse cenário, há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos, o que preocupa não apenas os moradores de áreas vulneráveis, mas também aqueles que dependem do transporte público ou precisam se deslocar de carro pela cidade.
De acordo com a cartilha, Cuidados e Prevenções nas chuvas da Defesa Civil de Petrópolis, a partir do momento que o nível da água ultrapassar a metade das rodas, há um alto risco de arrastar os veículos, uma vez que eles perdem o controle sobre a água.
Caso o rio comece a transbordar, os veículos devem se dirigir imediatamente para as Ilhas de Segurança sinalizadas pela cidade, que estão localizadas em áreas elevadas e seguras. No entanto, fatores como trânsito ou falhas mecânicas podem dificultar a movimentação. Se o veículo ficar preso em uma via alagada, é crucial sair antes que a água atinja metade da roda e seguir a pé para uma área segura.
Se não for possível sair do veículo devido a forte correnteza, a recomendação é manter a calma, abrir as janelas, acionar o pisca alerta, desligar o motor e entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do número 193. Enquanto aguarda o resgate, o recomendado é permanecer na parte superior do veículo para minimizar os riscos. Em caso de qualquer emergência, ligue para a Defesa Civil através do 199.
Onde ficam as ilhas de segurança?
As Ilhas de Segurança foram estabelecidas em locais previamente analisados e considerados seguros. A Defesa Civil realizou um mapeamento e sinalizou as áreas seguras ao longo da Rua Coronel Veiga e Imperador, que estão entre os pontos mais afetados por inundações recorrentes.
As Ilhas de Segurança estão localizadas nas seguintes vias:
- Rua São Sebastião;
- Rua Professora Angélica Lopes de Castro;
- Rua Monte Castelo;
- Rua Marquês de Paraná;
- Travessa João Kneipp;
- Travessa João Vicente de Paula;
- Rua João Macedo (Gulf);
- Rua Gonçalves Dias;
- Rua Dr. Paulo Lobo de Morais;
- Rua Rocha Cardoso;
- Rua Dr. Nelson de Sá Earp;
- Rua General Osório;
- Rua Marechal Deodoro;
- Rua Raul de Leoni;
- Rua Paulo Barbosa.
*Com informações da PMP
Veja também: