Especialista ensina a economizar
Jaqueline Gomes
A compra de materiais escolares sempre causa grandes preocupações para os pais. Como gastar menos e onde encontrar produtos de qualidade? A educadora e especialista em finanças Patrícia Fernandes dá dicas valiosas para economizar.
De acordo com ela, muitas papelarias dão descontos maiores para compras em grandes quantidades. “Então,uma dica é juntar um grupo de pais e fazer a compra juntos, o que dará maior chance para negociar menores preços. Para isso, basta juntar duas ou três famílias com filhos nas mesmas séries”, orienta.
Levantar todo o material escolar que sobrou no ano anterior, separando o que pode ser reaproveitado ou não, também é uma forma de economizar. “Nessa hora é importante lembrar que as trocas de livros didáticos entre alunos que cursam séries diferentes representam grande economia”, aponta a educadora.
Uma outra dica de “milhões” que Patrícia dá é “Não se deixar levar pelos desejos dos seus filhos, que vão querer comprar produtos da moda, o que faz com que os preços desses materiais fiquem muito mais caros”, alerta.
Para evitar ceder a esses impulsos, a especialista em finanças recomenda que os pais devem ter sempre em mão uma lista do que é realmente necessário e conversar com os filhos para que entendam a diferença e a utilidade dos materiais.
Saber negociar preços também é muito importante. “Na hora da compra é fundamental saber falar e se expressar, buscando a melhor opção de pagamento. Para que a obtenção do melhor preço ocorra de forma segura e inteligente, sempre faça a pergunta, quanto custa este produto à vista? Às vezes, o desconto vale muito a pena”, analisa.
Atualmente a compra pelo mercado eletrônico vem crescendo e, há casos, que o preço das lojas virtuais cobre o preço das lojas de rua e shopping, que têm custos de mídia, locação, funcionário e custos fixos. Já as lojas eletrônicas só têm o custo do produto e da logística para entrega. “O único problema é que o prazo de entrega pode ser um pouco maior, por isso, é bom se programar para que os produtos cheguem a tempo”, orienta.
Reciclagem
A educadora também dá a dica da reutilização de materiais. “Recicle materiais, além de ser uma forma de economizar também desenvolve o espírito lúdico das crianças, para isso, basta pegar os materiais mais desgastados e dar a eles uma nova vida, uma capa nova, etc”.
Veja também: