Edição anterior (2360):
terça-feira, 27 de abril de 2021
Ed. 2360:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2360): terça-feira, 27 de abril de 2021

Ed.2360:

Compartilhe:

Voltar:


  VACINA

Dificuldades no cadastro de vacinação

Prefeitura ressalta que abre vagas diariamente

Wellington Daniel

O cadastramento para idosos com mais de 60 anos tomarem a primeira dose da vacina contra a covid-19 começou ontem (26), mas um problema antigo voltou a ocorrer. Houve relatos de um rápido esgotamento das vagas e demora para reabertura de novas. A vacinação ocorre em dez pontos da cidade, entre 9h e 16h.

Um rapaz, que prefere não se identificar, tentou o agendamento dos pais quando foi liberado para idosos com mais de 62 anos, no dia 23. Porém, as vagas já estavam esgotadas. Ao longo do fim de semana, novas tentativas foram feitas, mas sem sucesso. Até o fechamento desta matéria, na tarde de ontem, o rapaz ainda não tinha conseguido.

“Abriu e logo fechou vagas para o Quitandinha, não deu nem tempo de fazer”, relatou antes de 9h de ontem.

A Prefeitura informou que, até às 18h de ontem, quase 5,2 mil pessoas já tinham feito o agendamento. O governo esclarece que o cadastramento é feito de acordo com a disponibilidade de vagas em cada posto de vacinação. Quando todas as vagas disponíveis são preenchidas, o sistema automaticamente informa que não há mais vaga naquele dia e reabre a agenda para a próxima data. O município leva em conta, para definir a quantidade de vagas diárias, a quantidade de segundas doses previstas para serem aplicadas e também a quantidade de vacinas para primeira dose disponíveis.
Cabe lembrar, ainda, que, dependendo da quantidade de pessoas acessando simultaneamente o sistema, esta reabertura da agenda pode demorar um pouco mais. A Prefeitura pede que, se possível, as pessoas chequem sempre se há disponibilidade de vagas também em outros pontos de vacinação, uma vez que é comum registro de demanda maior em determinados postos e vagas ociosas em outros. Geralmente, a procura também é menor no turno da tarde.

 É importante frisar que o cadastramento é necessário para uma melhor organização do trabalho das equipes e para garantir que todas as pessoas agendadas tenham a vacina garantida. Esta organização evitou que Petrópolis tivesse a vacinação suspensa por falta de doses, como aconteceu em outras cidades. No município, do início da campanha de vacinação contra a covid-19 até este domingo, 52.269 pessoas receberam a primeira dose e outras 20.436 receberam a segunda dose do imunizante.



Edição anterior (2360):
terça-feira, 27 de abril de 2021
Ed. 2360:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2360): terça-feira, 27 de abril de 2021

Ed.2360:

Compartilhe:

Voltar: