Pontífice está internado há mais de 10 dias; Dom Joel Portella Amado pediu a inclusão de uma prece pelo Papa em todas as missas
Rômulo Barroso - especial para o Diário
O bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado, publicou uma carta no último sábado (22/02) em que pede orações pela saúde do Papa Francisco. Ele pediu que uma prece fosse incluída em todas as missas celebradas no último fim de semana em prol da recuperação do pontífice.
"Sabemos do seu incansável serviço ao Evangelho e a Humanidade, guiando-nos com coragem, sabedoria e amor paternal. Neste momento em que sua saúde inspira cuidados, sintamo-nos chamados a oferecer nossa oração, súplica e intercessão, confiando ao Senhor sua recuperação e fortaleza", destacou o bispo.
Dom Joel pediu que fosse acrescentada uma quinta prece nas orações dos fiéis durante as missas do 7º Domingo do Tempo Comum: "Pela recuperação da saúde do Papa Francisco, para que, pela intercessão de Nossa Senhora do Amor Divino, o Bom Deus cure sua enfermidade e restabeleça sua força física, rezemos ao Senhor".
Essa carta foi divulgada antes de o próprio Vaticano anunciar, nessa segunda (24), que iniciaria orações noturnas pela saúde do Papa na Praça de São Pedro, na capital italiana. Essa informação preocupa os católicos porque também foram realizadas vigílias noturnas em 2005 antes da morte de São João Paulo II.
Saúde fragilizada
O Papa Francisco, que tem 88 anos, está internado há mais de 10 dias em um hospital em Roma, Itália. Ele deu entrada no dia 14, com um quadro de bronquite. Três dias depois, a Santa Sé divulgou que ele enfrentava uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias e tinha situação clínica "complexa". No dia 18, os médicos informaram que ele estava com uma pneumonia bilateral. Nesse sábado (22), o Vaticano informou que o quadro de saúde dele havia piorado e ele estava com quadro de saúde "crítico" - palavra usada pela primeira vez pela equipe médica -, em razão de uma crise asmática prolongada e anemia, o que obrigou o Papa a receber oxigênio de alto fluxo e uma transfusão de sangue. No domingo (23), foi informado que ele estava sofrendo com uma insuficiência renal leve. Nessa segunda (24), o boletim médico informou que o pontífice tem uma "leve" falha nos rins, que é monitorada, mas que não causa preocupação imediata.
Veja a carta de Dom Joel Portella Amado pela recuperação do Papa Francisco
Rezemos pela saúde do Santo Padre Francisco
Queridos irmãos e irmãs,
Prezados sacerdotes, diáconos, religiosos, consagrados, seminaristas, leigos e leigas, e todo o povo de Deus da nossa Diocese,
Convido, para Unidos como Igreja, e levarmos nossas preces pela saúde do Santo Padre, o Papa Francisco.
Alicerçados na palavra de Deus neste ano Santo de 2025, que "Cristo, nossa esperança, não decepciona" (RM 5,5; 1 TM 1,1), vamos atender o que o Santo Padre sempre nos pede:
"Rezem por mim, por favor!".
Que em todas as missas deste sétimo domingo do tempo comum na oração dos fiéis seja acrescentada uma prece pela recuperação da saúde do Papa:
5. Pela recuperação da saúde do Papa Francisco, para que, pela intercessão de nossa senhora do amor Divino, o bom Deus cure sua enfermidade e restabeleça a sua força física, rezemos ao senhor.
Peçamos ao Deus da Vida, com a intercessão da Virgem Maria, que sustente o nosso amado Papa Ilha conceda saúde para continuar sua missão à frente da Igreja.
Em comunhão e oração, envio minha benção a todos.
Dom Joel Portella Amado
Veja também: