Edição anterior (3532):
terça-feira, 09 de julho de 2024


Capa 3532

Direito à vida ou autonomia da mulher? 4 livros para refletir sobre o aborto

De relatos pessoais a determinações da lei, obras apresentam diferentes perspectivas sobre as questões morais, culturais e sociais do aborto

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Apesar de ser um tema controverso que muitas pessoas evitam discutir, o aborto está sempre em debate. Recentemente, o assunto ganhou destaque devido ao PL 1904, que equipara o aborto acima de 22 semanas ao crime de homicídio, mesmo nos casos garantidos por lei. Argumentos sobre o direito à dignidade da mulher versus o direito à vida do feto incitaram protestos de ambos os lados. Para contribuir com um debate informado, indicamos alguns livros que abordam o tema de diversas perspectivas, incluindo relatos reais, ficção e análises jurídicas. Essas leituras podem ajudar a construir uma discussão mais reflexiva sobre o aborto. Boa leitura!

1-Todas as minhas mortes

No livro "Todas as minhas mortes", a escritora e artista plástica Paula Klien traz um relato sensível, íntimo e pessoal sobre um aborto realizado aos 18 anos. O procedimento, mesmo feito em uma das melhores clínicas clandestinas do Rio de Janeiro, resultou em diversas complicações na saúde. Ela foi diagnosticada com peritonite, perdeu uma trompa e um ovário e viveu ainda a morte de quíntuplos quando, posteriormente, decidiu ser mãe. A obra reflete sobre os perigos que milhares de mulheres correm ao realizar abortos clandestinos, além de retratar cicatrizes físicas e emocionais deixadas pela decisão de optar pelo procedimento.

2-Tia Beth

O professor de Direitos Humanos e mestre em Direito do Estado Leonardo de Moraes apresenta a história ficcional de Beth, uma mulher já idosa que passa a limpo sua vida para sobrinho-neto. Passado e presente se entrelaçam e mostram dois desfechos diferentes para situações de gravidez na adolescência, trazendo reflexões tanto sobre as escolhas das mulheres quanto sobre o papel dos parceiros na decisão de manter ou interromper uma gestação.

3-Por que somos católicos

Esta obra busca ajudar aqueles que desejam entender as evidências que reforçam a crença religiosa do aborto como pocado. Em um dos capítulos, o Trent Horn, Uma das principais lideranças cristãs da atualidade, trata do tema sob a doutrina católica com sensibilidade, esclarecendo a posição de quem defende a vida sem deixar de considerar a segurança das mulheres. Ao longo das páginas, o autor fala sobre o que a igreja considera como o início da vida e o qual a opinião do catolicismo sobre o aborto em casos de violência sexual.

4-Aborto e igualdade no Brasil

Aborto e Igualdade no Brasil propõe uma argumentação jurídico-dogmática pela legalização do aborto, com base no princípio da igualdade. O desenvolvimento do argumento - inspirado na Teoria Feminista do Estado da autora norte-americana Catharine MacKinnon - passa por uma análise do contexto brasileiro, de maneira atenta à jurisprudência e ao direito positivo, mas também às dinâmicas de subordinação de gênero, interseccionada com outros marcadores sociais, como raça e classe.

Edição anterior (3532):
terça-feira, 09 de julho de 2024


Capa 3532

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral