Edição anterior (2524):
quarta-feira, 06 de outubro de 2021
Ed. 2524:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2524): quarta-feira, 06 de outubro de 2021

Ed.2524:

Compartilhe:

Voltar:


  Incêndio

Distritos de Petrópolis estão com baixo risco para incêndio; bombeiros atenderam 55 ocorrências em setembro

 

Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros

Wesley Fernandes – especial para o Diário

O tempo úmido, devido às chuvas registradas nos últimos dias em Petrópolis, serviu para que todos os cinco distritos – Posse, Pedro do Rio, Itaipava, Cascatinha e Centro – caíssem para bandeira verde do mapa de risco de incêndio em áreas de vegetação da cidade. O informe foi divulgado na manhã desta quarta-feira (07) pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ações Voluntárias. Somente no mês de setembro, os militares atenderam 55 chamados de queimadas em áreas de mata.

O informativo leva em consideração a ausência de chuva significativa nos últimos dias no município, além da umidade relativa e a temperatura do ar. O alerta é feito por meio de um mapa que aponta os graus de risco, entre eles, muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo), baixo (verde escuro) e muito baixo (verde claro).

Um balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) mostra que dos 314 atendimentos realizados em Petrópolis no mês de setembro pelo 15° Grupamento de Bombeiros Militar (Centro) e o 15° Destacamento de Bombeiros Militar (Itaipava), 55 foram voltadas ao combate a queimadas em áreas de vegetação.

Esses dados mostram que ao longo do último mês, os agentes dos bombeiros foram acionados em média duas vezes ao dia para debelar queimadas. O índice pode estar associado, principalmente, ao fato de o mês de setembro ter sido de tempo seco e muito calor, resultando em um número atípico de queimadas em cidades da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Mesmo diante do cenário favorável desta quarta, a Defesa Civil reforça a importância da população no colocar fogo em lixo, não soltar balões e não jogar guimbas de cigarro acesso próximo a vegetações. Cabe destacar que o fogo em florestas e áreas de vegetação pode causar danos graves na flora e na fauna, além de degradar o solo. Em casos de emergência, a população pode acionar o órgão através do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193.



Edição anterior (2524):
quarta-feira, 06 de outubro de 2021
Ed. 2524:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2524): quarta-feira, 06 de outubro de 2021

Ed.2524:

Compartilhe:

Voltar: