Em Petrópolis, há dois pontos de coleta de leite materno: o Banco de Leite Humano do Hospital Unimed Petrópolis e no Hospital Municipal Alcides Carneiro
Mariana Machado - estagiária
A doação de leite materno é pouco debatida na sociedade, mas de grande importância para os recém-nascidos e crianças. Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Os bebês internados, e que não podem ser amamentados pelas próprias mães, têm a chance de receber os benefícios do leite através da doação.
A partir da doação, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação, e fica protegida de infecções, diarreias e alergias. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, reduz em 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos, e reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.
Ainda de acordo com o Ministério, no Brasil, cerca de 330 mil crianças nascidas a cada ano são prematuras ou têm baixo peso e precisam da doação de leite materno para sobreviver. O número representa 11% do total de crianças nascidas no país, média de 3 milhões por ano. Além disso, ressaltam que o volume das doações cai nos períodos de férias escolares e feriados prolongados.
Em Petrópolis, há dois pontos de coleta de leite materno: o Banco de Leite Humano do Hospital Unimed Petrópolis e no Hospital Municipal Alcides Carneiro.
O Banco de Leite Humano do Hospital Unimed Petrópolis é exclusivo para atender a UTI Neonatal da Unidade. Neste momento, informam que os estoques estão em dia. A equipe do Banco de Leite tem como rotina realizar ações de acolhimento às pacientes internadas, reforçando as estratégias de divulgação do serviço, a fim de buscar novas doadoras para a unidade.
Quem pode doar e como se cadastrar na Unimed?
Para ser doadora é preciso estar saudável, amamentando e produza mais leite do que o necessário para o seu bebê pode se tornar uma doadora. Basta entrar em contato com o Banco de Leite da Unimed Petrópolis pelo telefone (24) 2291-9846 de segunda-feira à sexta-feira, no horário de 8h às 11h ou 12h às 17h.
Quem pode doar e como se cadastrar no Hospital Municipal Alcides Carneiro?
Toda mulher que desejar doar o seu leite excedente, deve estar em fase de lactação, estar amamentando o seu bebê, ser saudável e não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação. As mulheres que precisem suspender temporariamente o aleitamento materno diretamente no seio, devido à condição clínica do recém-nascido, também pode doar durante esse período.
Entrar em contato com o Banco de Leite Humano do Hac pelo telefone (24)2236-6634 ou pelo WhatsApp (24)98143-9904, para conseguir todas as informações necessárias.
Veja também: