Rogerio Tosta - especial para o Diário
Com objetivo de atender aos animais domésticos vítimas de abandonos e maus tratos, o vereador Domingos Protetor (Pode) está propondo ao Governo Municipal a criação de um Centro de Acolhimento Temporário e Reabilitação de Animais Domésticos. A proposta será votada hoje, na Câmara Municipal, como indicação legislativa por ser um projeto de iniciativa do Poder Executivo.
Ao justificar a importância de criação de um centro de acolhimento, o vereador comentou que “Petrópolis ainda possui estatísticas elevadas de casos de maus-tratos a animais domésticos, o que, além de ser considerado como prática criminosa, é também considerado como ilícito administrativo, previsto na legislação municipal”. O vereador espera contar com o apoio de seus pares para aprovação da matéria, para que possa ser encaminhada ao prefeito Rubens Bomtempo.
Domingos Protetor disse que “muito embora a legislação estabeleça diversas sanções administrativas em caso de maus-tratos a animais, dentre elas, a apreensão do animal vitimado, é de conhecimento geral que a Coordenadoria de Bem Estar Animal não possui estrutura para acolher tais animais”. Na semana passada, o vereador abordou o tema da Coordenadoria de Bem Estar Animal, pedindo mais apoio e estrutura para que a equipe possa atuar no município.
Devido aos maus-tratos e o grande número de animais domésticos abandonados, assim como a falta de estrutura da Coordenadoria, o vereador Domingos Protetor defende a criação do centro, que na sua opinião seria de grande ajuda para o Município e, principalmente para a população.
Veja também: