Fenômenos serão visíveis de Petrópolis, de preferência em locais distantes das luzes da cidade
Mariana Machado estagiária
No fim de julho será possível observar duas chuvas de meteoros, a Alpha Capricornídeos e a Delta Aquáridas. Ambas serão visíveis de Petrópolis, caso as condições climáticas sejam favoráveis.
Conforme explica o coordenador-geral do Projeto EXOSS (organização colaborativa citizen science (ciência cidadã), sem fins lucrativos) e astrônomo, Marcelo de Cicco, uma chuva de meteoros ocorre quando diversos meteoros cruzam o céu noturno originando-se de um ponto em comum, chamado radiante.
Os meteoros são corpos celestes pequenos que cruzam o espaço e penetram na atmosfera terrestre, incendiando-se parcial ou completamente devido à interação com a atmosfera e oxigênio. Esse fenômeno cria uma luminosidade no céu, conhecida como "estrela cadente".
Ainda segundo o astrônomo, que tem uma estação de registro de meteoros em Petrópolis, as chuvas de meteoros serão visíveis de Petrópolis a olho nu, longe das luzes da cidade, preferencialmente. “Basta olhar para o quadrante norte-leste na madrugada dos dias indicados”, afirma.
A chuva de meteoros Alpha Capricornídeos atingirá seu ápice na noite de 30 de julho. “Conhecida por seus meteoros brilhantes, essa chuva oferece uma taxa modesta, porém notável, de cerca de 5 meteoros por hora. O que é notável sobre esta chuva é o número de meteoros com aspectos de bolas de fogo brilhantes produzidas durante seu período de atividade”, conta o astrônomo.
E com o pico esperado para a madrugada de 31 de julho, a chuva de meteoros Delta Aquarids é outro evento celestial a ser observado nesta semana. Esta chuva é caracterizada por uma taxa de 15 a 25 meteoros por hora no dia do pico.
Entretanto, a visão dos fenômenos poderá ser impedida em caso de céu nublado. A previsão do tempo para o dia 30, segundo o Climatempo, é de dia de sol com aumento de nuvens a partir da tarde, sem chuva, com temperatura mínima de 7°C e máxima de 15°C. Já para o dia 31, a previsão é também de sol com aumento de nuvens à tarde, se céu com nebulosidade à noite, ainda sem chuva.
O que são chuvas de meteoros?
“As chuvas de meteoros na Terra são causadas por fluxos de meteoroides que atingem nossa atmosfera. Esses meteoroides são fragmentos de rocha do tamanho de areia e seixos que foram liberados de seu cometa original. Alguns cometas não estão mais ativos e agora são chamados de asteroides”, explica Marcelo de Cicco.
Veja também: