Edição anterior (3937):
quinta-feira, 17 de julho de 2025


Capa 3937

Educação de Jovens e Adultos: aluno retoma os estudos e se torna professor

As inscrições para a EJA começam no próximo dia 21 e devem ser realizadas exclusivamente pelo site matriculafacil.rj.gov.br

Divulgação Seeduc-RJ
Divulgação Seeduc-RJ



O sonho de voltar à sala de aula pode se tornar realidade. É isso que mostra a história inspiradora do professor Romildo Almeida da Silva, de 55 anos, do Colégio Estadual Patrono Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Após se afastar da escola por um tempo, ele retomou os estudos, através da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), e conseguiu se formar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Agora, o educador transmite seus conhecimentos, dando aulas de Matemática.

Esta é mais uma das histórias de sucesso de pessoas que retomaram seus estudos e realizaram seus sonhos, através da EJA. As inscrições para novos alunos começam no próximo dia 21 de julho e devem ser feitas, exclusivamente, pelo site matriculafacil.rj.gov.br . Ao todo, serão mais de 45 mil vagas ofertadas nas escolas da rede estadual de ensino.

Eu procuro passar minha história para os meus alunos. Não foi fácil chegar até aqui. Tive diversos problemas financeiros, mas minha família me deu muita força para continuar estudando. Todos passamos por dificuldades, mas não podemos desistir diante das barreiras que estamos encontrando na nossa frente afirmou Romildo.

E o professor tem muito a acrescentar na vida de todos. Ele parou de estudar na 7ª série para poder trabalhar, já que sua família não tinha uma condição financeira favorável. Seus sonhos ficaram distantes. No entanto, viu em sua filha, na época com apenas 5 anos, o estímulo necessário para voltar à sala de aula, a fim de construir um futuro melhor para a família e ser um exemplo para a menina. E ele conseguiu. Além de se tornar professor da rede estadual de ensino, Romildo se orgulha de falar do sucesso da filha, hoje advogada.

Eu tive uma origem muito pobre. Com muita dedicação, consigo agora sustentar minha família de uma forma muito melhor do que um dia pude imaginar. E só consegui isso graças à Educação declarou o professor.
A Educação de Jovens e Adultos é de suma importância para a promoção da igualdade de oportunidades e a redução das desigualdades sociais. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para concluir sua formação escolar na idade regular, seja por questões sociais, econômicas ou pessoais. Ela é uma modalidade da Educação Básica com identidade própria, pautada pelas funções reparadora, equalizadora e qualificadora, que visam a garantir uma oferta de qualidade aos estudantes de diferentes perfis e faixas etárias matriculados nessa modalidade, tanto aqueles que não tiveram acesso à escola como os que abandonaram os estudos pelas mais diversas razões.

É muito importante termos cidadãos formados para executarem projetos que proporcionem qualidade de vida e, consequentemente, fortaleçam a economia e aumentem as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Essa é uma oportunidade para promover mudanças significativas e proporcionar uma aprendizagem mais consolidada para todos. A escola é o portal da transformação e esse modelo promove o desenvolvimento em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. A educação proporciona muito mais do que apenas o aprendizado de conteúdos disse a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

A vida do professor Romildo é exemplo para todos na escola. A diretora-geral da unidade, Rejane Freitas, foi colega de Romildo na Uerj e afirmou que o professor é uma inspiração para toda a comunidade acadêmica.
Falar da EJA é falar da realização de sonhos. Estar hoje na direção de uma escola que tem jovens e adultos é você ver o olho voltar a brilhar, ver o sonho voltar a germinar na mente, no coração de pessoas que em suas diversas fases da vida pensam que aquilo não é mais possível. Com estudo, a expectativa da melhoria na qualidade de vida só aumenta. E ter pessoas de destaque na escola vindo desta modalidade é um orgulho muito grande comentou a diretora, que está à frente do colégio desde 2022.

Rejane também destacou a história da inspetora Sandra Silva de Oliveira, agente de pessoal da unidade, que também é fruto da modalidade Educação de Jovens e Adultos.

Em 2006, eu resolvi que precisava mudar alguma coisa e me matriculei na EJA. Isso mudou minha vida. Estou na rede estadual desde 2013, agora na função de agente de pessoal, na mesma escola onde eu consegui concluir o Ensino Médio. As ferramentas estão aí, e isso me transformou em uma pessoa muito melhor e mais confiante acrescentou Sandra.

Saiba como fazer a inscrição

As inscrições para a EJA devem ser feitas, exclusivamente, pelo site matriculafacil.rj.gov.br . No ato de inscrição, basta o candidato ou responsável escolher a unidade escolar que deseja, e a alocação será feita por ordem de conclusão da inscrição, de acordo com a disponibilidade de vagas. Após esta etapa, o candidato terá sua vaga reservada e receberá a convocação no e-mail informado. Ele deverá comparecer à unidade em até dois dias úteis para confirmar a matrícula, ou perderá a reserva da vaga. As unidades escolares ficam abertas de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 20h, com exceções, podendo funcionar apenas em algum dos três períodos do dia, a depender da região.

Ao comparecer à unidade escolar para confirmar a inscrição, o candidato deverá apresentar certidão de nascimento ou casamento, identidade e CPF (se possuir). Importante lembrar que todos os documentos devem ser originais. Além disso, o candidato deverá levar o histórico escolar ou declaração da última unidade em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado. Caso o aluno seja menor, o responsável precisará apresentar originais e cópias da identidade e CPF. O comprovante de residência com o mesmo endereço informado na pré-matrícula é exigido em todos os casos. Se faltar algum dos documentos, deverá ser preenchido um Termo de Responsabilidade, fornecido pelo colégio.

Edição anterior (3937):
quinta-feira, 17 de julho de 2025


Capa 3937

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral