Edição anterior (2396):
quarta-feira, 02 de junho de 2021
Ed. 2396:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2396): quarta-feira, 02 de junho de 2021

Ed.2396:

Compartilhe:

Voltar:


  VACINA

Efeitos colaterais da vacina contra a Covid-19 são passageiros, mas médico precisa ser consultado

Roberta Müller – especial para o Diário

 

Assim como qualquer outro medicamento, a vacina contra a Covid-19 também pode provocar efeitos colaterais. Entre as reações relatadas por quem já tomou o imunizante, principalmente a AstraZeneca, estão dores de cabeça e no corpo, febre, entre outros. Segundo especialistas, os efeitos são normais e passageiros. E, apesar das reações, a imunização é a melhor forma de se prevenir contra a doença.

Os efeitos colaterais significam que o organismo está atuando na resposta imunológica, ou seja, um processo normal. Mas segundo a chefe da divisão de imunização da Secretaria de Saúde em Petrópolis, Simone Sisnando Casal, a orientação para quem percebeu alguma reação intensa é buscar atendimento médico.

“De modo geral, as reações mais comuns que podem ocorrer são aquelas comuns a qualquer vacina:  dor e inchaço no local da aplicação, coceira e vermelhidão. Algumas pessoas podem ter cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dores no corpo), ou febre baixa. A orientação, caso a pessoa apresente algum evento adverso de maior intensidade é para que ela busque uma unidade de urgência para ser avaliada pela equipe médica. No caso de algum tipo de reação de baixa intensidade, a pessoa pode procurar um posto de saúde para que a reação seja notificada à Vigilância Epidemiológica”, explica.

Ainda segundo ela, também para as reações leves, se necessário, a pessoa passa por avaliação medica ou de enfermagem no posto para prescrição de medicação analgésica ou o tipo de tratamento adequado.

Em Petrópolis, até esta terça-feira (1º), 84.559 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Destas, 36.592 receberam a segunda dose do imunizante.



Edição anterior (2396):
quarta-feira, 02 de junho de 2021
Ed. 2396:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2396): quarta-feira, 02 de junho de 2021

Ed.2396:

Compartilhe:

Voltar: