Robson Albergaria Especial para o diário
No último domingo (18), o médico Samir Xaud, recém-eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol, oficializou sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Sua chapa, intitulada "Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização", recebeu apoio formal de 25 federações estaduais, além de dez clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro masculino.
Segundo o regulamento da eleição da CBF, agendada para o próximo domingo (25), é necessário o endosso mínimo de oito federações para validar a candidatura. Até o momento, apenas as federações de São Paulo e Mato Grosso, entre as 27 existentes, não apoiam Xaud, o que inviabiliza, em princípio, a entrada de outros concorrentes no pleito. O prazo para o registro de chapas termina nesta terça-feira (20).
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), havia anunciado sua intenção de concorrer ao cargo no sábado (17), afirmando contar com o apoio de outras federações, sem especificar quais. Contudo, devido às regras eleitorais vigentes, sua chapa não conseguiu reunir o apoio necessário para ser registrada. Dessa forma, Samir Xaud deverá ser o único candidato na disputa pela presidência da CBF.
Também no sábado, a Liga Forte União (LFU) que representa 32 dos 40 clubes das Séries A e B declarou apoio a Reinaldo. Apesar disso, três membros da LFU subscreveram a candidatura de Xaud: Amazonas, CRB e Criciúma. Eles se juntaram aos clubes que já apoiavam o médico: Botafogo, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
Perfil
Samir Xaud, de 41 anos, é médico infectologista com especialização em medicina esportiva. Natural de Boa Vista, ele é filho de Zeca Xaud, que esteve à frente da Federação Roraimense de Futebol por quatro décadas e cuja presidência agora está nas mãos do filho.
Na sexta-feira (16), um dia antes da publicação do edital da eleição da CBF, a entidade destacou nas redes sociais o trabalho do dirigente sem mencioná-lo oficialmente como candidato afirmando que ele promoveu "uma verdadeira revolução no futebol local, elevando Roraima a patamares jamais alcançados em termos de organização, visibilidade e paixão pelo esporte".