Edição anterior (3568):
segunda-feira, 12 de agosto de 2024


Capa 3568

Eleições 2024: Sistema de divulgação de candidaturas já está disponível

Plataforma reúne informações consolidadas sobre candidatas(os) e contas eleitorais

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Por meio da plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível consultar as candidaturas já registradas até o momento para as Eleições Municipais 2024. Os partidos, as federações e as coligações têm até 15 de agosto para registrar os nomes. A plataforma permite recortes de dados nacionais, regionais, estaduais e municipais.

De acordo com o sistema, até a manhã desta segunda-feira (12), em todo o estado do Rio de Janeiro, constavam 9.446 registros para os cargos de vereador, além de 201 para prefeito e outros 201 para vice-prefeito. A atualização de informações é constante e acompanha o calendário eleitoral.

A ferramenta permite obter dados detalhados sobre todas as pessoas que solicitaram registro de candidatura à Justiça Eleitoral, eleições anteriores das quais tenha participado, a situação do registro, declaração de bens apresentada, proposta de governo (para cargos de prefeito), atas de convenções, contas eleitorais, entre outras informações. Também é possível fazer consultas específicas, tais como contribuições e ranking de doadores e fornecedores, limite de gastos, sobras e dívidas de campanha e financiamento coletivo.

Um dos destaques do DivulgaCandContas é a página de estatísticas eleitorais, que vai além dos dados de quem está disputando as vagas. A página apresenta os números relacionados à evolução do eleitorado do país e de mesárias(os). Ao acessar as estatísticas, é possível ter uma compreensão do perfil sociodemográfico do contingente que irá às urnas no primeiro turno das Eleições 2024, em 6 de outubro.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o objetivo do DivulgaCandContas é garantir a total transparência dos dados, tornar disponível um conhecimento detalhado sobre quem vai disputar o pleito, assim como oferecer às eleitoras e aos eleitores mais subsídios para que possam escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e de vereador nas eleições de outubro. Para acessar o sistema, não há necessidade de cadastro prévio ou de autenticação.

Edição anterior (3568):
segunda-feira, 12 de agosto de 2024


Capa 3568

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral