Emanuelle Loli - estagiária
Em 2024, a Operação Lei Seca realizou abordagens a 654 condutores em Petrópolis. Durante as operações, 175 motoristas, o que corresponde a 26,76% do total, foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool. Além disso, foram registradas 335 infrações ao longo das fiscalizações.
O condutor autuado por alcoolemia é penalizado com uma multa no valor de R$2.934,70, Além disso, ele está sujeito a outras penalidades como a suspensão no direito de dirigir por 12 meses, em um processo iniciado pelo Detran.
Estado do Rio de Janeiro
Em todo o Estado do Rio de Janeiro, foram flagrados 29.573 motoristas dirigindo sob efeito de álcool, em 3.364 operações de fiscalização. Esse total representa cerca de 10,89% do total de motoristas abordados nas operações do estado.
Além disso, o Estado do Rio foi o pioneiro na implantação de operações da Lei Seca. Durante 15 anos de ações, cerca de 4,5 milhões de motoristas foram abordados em blitzes e mais de 320 mil condutores que dirigiam sob efeito de álcool foram multados e impedidos de seguir dirigindo.
Operação Lei Seca
Operação Lei Seca é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, em parceria com o DETRAN e Secretaria de Estado da Polícia Militar, criada para combater a combinação de álcool e direção, visando reduzir acidentes de trânsito e salvar vidas. Lançada em 2009, a operação realiza blitzes em vias estratégicas, onde condutores são submetidos ao teste do bafômetro. Além da fiscalização, a operação também tem um forte viés educativo, promovendo a conscientização sobre os perigos da embriaguez ao volante.
Veja também: