Estacionamento irregular teve a maior incidência, segundo o levantamento
Larissa Martins especial para o Diário
De acordo com dados estatísticos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o número de infrações de trânsito permanece alto, em Petrópolis. Só nos primeiros quatro meses do ano, a cidade alcançou a marca de 15.306 multas emitidas. O estacionamento irregular aparece em primeiro lugar nas infrações com maior incidência na cidade (5.199).
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) traz no Art.181 as condições, gravidades e punições específicas para cada local onde o veículo é estacionado de forma irregular. Por exemplo, estacionar no passeio ou sobre faixa destinada ao pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público, é considerada infração grave. Para o motorista é aplicada multa e medida administrativa, levando a remoção do veículo. Segundo o Detran, outras 968 infrações ocorreram por essa razão. É proibido para nessas áreas, uma vez que são exclusivas para a passagem de pedestres. As demais infrações podem ser verificadas na tabela baixo. Veja:
Multas em 2023
Ao longo do ano passado, 60 mil multas foram aplicadas no município. Novamente, a maior incidência foi de estacionamento irregular, seguida por trafegar acima da velocidade permitida. No ano anterior, em 2022, foram flagradas 37.522 infrações na cidade. Na época, o estacionamento irregular também liderou o ranking, seguido pela ausência do uso de cinto de segurança no trânsito.
Alerta de golpe
No mês passado, o Detran.RJ alertou para um novo golpe que tem sido aplicado por estelionatários. O órgão informou que não realiza, via e-mail, notificação de multas aos usuários. Qualquer tentativa de comunicação eletrônica sobre infração de trânsito é golpe e poderá direcionar o cidadão para pagamentos de débitos indevidos. Cabe salientar que o usuário pode consultar multas e demais pendências do veículo através do Posto Digital do departamento nas plataformas digitais ou pelo site. Vale destacar que acessar links fraudulentos pode acarretar, além de prejuízo financeiro, roubo de informações e vírus que danificam e prejudicam a eficiência de equipamentos eletrônicos, dizia o comunicado.
Ouvidoria
O Detran.RJ reforça que ao se deparar com tentativas de comunicação duvidosa, o cidadão pode entrar em contato com a ouvidoria do departamento pelo site detran.rj.gov.br , na aba Transparência, nos telefones (21) 2332-0438 / (21) 2321-0450; ou presencialmente.
Veja também: