Edição anterior (3765):
terça-feira, 11 de fevereiro de 2025


Capa 3765

Em menos de 20 dias, duas pessoas morrem em cachoeiras em Petrópolis

Foto: Reprodução PMP
Foto: Reprodução PMP

Emanuelle Loli estagiária

Na quinta-feira (06), um jovem de 23 anos morreu afogado na cachoeira do Tigre, no Bonfim. Dezessete dias antes, um adolescente de 15 anos morreu afogado em um poço no Bela Vista, em Cascatinha. Essas situações acendem um alerta para os cuidados que os banhistas devem tomar nas cachoeiras.

Na fatalidade do dia 06, segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta das 11h. O Quartel de Itaipava contou com o auxílio do Grupamento de Busca e Salvamento da Barra da Tijuca, com a presença de mergulhadores. O corpo de Matheus Santos foi encontrado por volta de 12h.

No dia 20/01, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 17h30, mas encontrou a vítima já sem vida. Ele era Lucas Cruz, tinha 15 anos, e estava preso em pedras quando foi localizado. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) e a Polícia Civil também esteve na região, onde realizou uma perícia.

O início de ano é marcado pelo forte calor. Nesta semana, por exemplo, segundo Climatempo, os termômetros vão ficar próximos ou até ultrapassar os 30 ºC até domingo (16). Esse clima é um atrativo para passeios em locais como poços, cachoeiras, lagos, represas, rios e piscinas. Mas, envolvem riscos.

Ação de conscientização

No último dia 8, dois dias após a última ocorrência de afogamento na cidade, a Prefeitura realizou uma ação de conscientização na Cachoeira do Pinheiral, no Bonfim, em Corrêas. A ação teve o objetivo de orientar os banhistas sobre a importância da conservação ambiental e os cuidados com a segurança na área.

De acordo com o secretário de Turismo Pablo Kling, as Secretarias atuarão durante todo o verão em todas as cachoeiras do município. “Nosso objetivo é garantir que os visitantes desfrutem das belezas naturais de nossa cidade com responsabilidade e segurança”, destacou.

Cuidados

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, Major Fábio Contreiras, traz algumas orientações para quem fará passeios, por exemplo, em cachoeiras. Alguns cuidados que podem ser fundamentais para identificar sinais de perigo:

"O primeiro perigo é a cabeça d'água, que é o aumento repentino na quantidade de água que desce por um rio, ocasionando uma grande enxurrada. Ela ocorre devido à ocorrência de chuvas no alto desses rios, geralmente na cabeceira deles. Nessas regiões, a água que antes escoava lentamente, em poucos instantes acaba sendo concentrada e liberada de maneira muito rápida", aponta.
Segundo Contreiras, há três elementos que ajudam a identificar o surgimento de uma cabeça d'água. "A correnteza e o nível da água, que aumenta muito rápido; segundo, a maior quantidade de galhos e folhas na água e, por último, a mudança na coloração da água, que fica mais turva. É fundamental também checar a previsão do tempo, porque se tiver previsão de chuva ou tiver chovido forte em dias anteriores, é fundamental remarcar o passeio", orienta.

Outras recomendações são evitar o consumo de bebida alcoólica durante o passeio e não realizar saltos de locais altos: "Justamente pelo risco de lesão na cabeça e na coluna cervical. Isso tem um risco imediato à nossa vida. O nível da água desses locais pode estar mais baixo e a gente pode mergulhar de cabeça em uma pedra ou um tronco, por exemplo", explica. Por isso, é válido buscar conhecer a região antes de realizar o passeio, buscando informações através de guias ou autoridades locais, ou mesmo a partir de sites especializados e confiáveis. O uso de colete salva-vidas é outra dica.

Se mesmo com esses cuidados, houver uma ocorrência, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. "E não tentar fazer o socorro por conta própria. De preferência, lançar um objeto flutuante para a vítima", finaliza.

Edição anterior (3765):
terça-feira, 11 de fevereiro de 2025


Capa 3765

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral