Emanuelle Loli - estagiária
Moradores têm relatado terem visto com mais frequência a presença de animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões. De acordo com e Prefeitura Municipal de Petrópolis, no ano de 2024 foram registrados 255 acidentes com animais peçonhentos na cidade, entre janeiro e dezembro.
A maior parte dos acidentes foi causada por aranhas, totalizando 147 ocorrências no ano. Em segundo lugar, aparecem as picadas de escorpião, com 75 casos, seguidas pelas ocorrências envolvendo serpentes, que somaram 16 registros. Além disso, também foram notificados 16 casos relacionados a lagartas e abelhas.
Alguns desses animais costumam aparecer principalmente no verão devido ao aumento de calor e umidade. Eles procuram alimento durante a noite e entram nas residências sem ser notados, se escondendo debaixo de pedras, cascas de árvores, em paredes, muros mal rebocados, madeira empilhadas, entulhos, caixas de gordura, ralos, forros, etc.
Além disso, quando se sentem ameaçados, picam com facilidade, causando muita dor, e podendo provocar até a morte, principalmente em crianças e pessoas debilitadas.
Ao ser picado, as vítimas devem procurar imediatamente a UPA Cascatinha, que funciona 24 horas e oferece o Polo de Soros para o atendimento adequado, incluindo a administração de antídotos conforme o tipo de acidente. É recomendado que a vítima procure imediatamente o atendimento médico, e que evite qualquer intervenção em casa, como corar ou tentar sugar o veneno.
A prefeitura informa que o estoque de antídotos, no momento, possui soros em estoque para atender à população que são oferecidos pela Secretaria Estadual de Saúde conforme a demanda.
Veja também: