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Empreender Petrópolis: Grandes eventos, grandes oportunidades

Foto: Divulgação
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O Rio de Janeiro acabou de sediar a Cúpula do G20 e diversas ações ligadas a este encontro de lideranças internacionais. Agora são o Natal e o Réveillon que batem à porta e, em um piscar de olhos, lá vem o Carnaval. Estes e outros grandes eventos e datas festivas podem significar um mundo de oportunidades para os pequenos negócios dos mais diversos setores econômicos.

Quem empreende pode aproveitar o potencial da cidade e do estado do Rio não só para vender mais produtos e serviços, como também para promover inovações, ampliar horizontes e fidelizar clientes. Mas é preciso ficar de olho no calendário e se planejar com antecedência. Afinal, uma estratégia de negócio de sucesso não se constrói da noite para o dia.

A preparação vai muito além de aumentar o estoque ou investir em promoções. É necessário pensar em ações de marketing criativas e antecipar as demandas específicas de cada data comemorativa e dos eventos programados para uma determinada localidade. O Natal, por exemplo, é um período de trocas de presentes e confraternizações, enquanto o Carnaval e o Réveillon atraem visitantes, criando oportunidades para diferentes setores.

Já grandes eventos, como o G20, geram possibilidades de negócios e destacam a cidade no cenário internacional. Para quem se planeja adequadamente, as oportunidades vão muito além das vendas diretas. Os empreendedores podem participar de ações paralelas, aproveitar temas correlacionados ao evento para melhorar o posicionamento da marca, buscar parcerias estratégicas e até acessar novos mercados. A rede de contatos que se pode construir é capaz de abrir portas para futuras parcerias, tanto em nível local quanto global, o que é fundamental para a expansão e a consolidação de um negócio.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a criatividade e os pequenos detalhes podem fazer a diferença. Empresas que conseguem tematizar seus ambientes, criar campanhas inovadoras, oferecer benefícios, promover ações diferenciadas e personalizar suas ofertas, de acordo com o espírito do evento ou data comemorativa, têm mais chances de se destacar. Isso gera uma conexão emocional com os consumidores, que passam a associar a marca ou o produto àquela experiência festiva.

As promoções, no entanto, são pontos que merecem atenção. Mesmo que atraiam aqueles consumidores que aguardam ansiosos, ações e descontos mal planejados podem prejudicar as margens de lucro. Mais que o fluxo imediato de vendas, as campanhas devem levar em conta o relacionamento a longo prazo. Criar ofertas de produtos ou serviços específicos, que se estendam por algum tempo depois daquele período, por exemplo, pode ser uma maneira inteligente de manter o cliente engajado.

O Sebrae Rio já oferece orientações importantes para que os empreendedores saibam aproveitar as datas comemorativas e as oportunidades que cercam os grandes eventos. Antecipar tendências, planejar as ações previamente, ser criativo e formar parcerias fazem parte dessa receita de sucesso. É fundamental que essa preparação ocorra ao longo do ano inteiro, principalmente em lugares como o Rio de Janeiro, com a capacidade de atrair a atenção do mundo. Aqui estar preparado não é vantagem competitiva: é uma necessidade.

Robson Carneiro: Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RJ, Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do estado do Rio de Janeiro (FACERJ), Presidente da Associação Comercial e Industrial de Bonsucesso e Gestor de Relações Institucionais na UNISUAM.

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