Focado na mudança significativa na forma de aprender e trabalhar com tecnologia. Esse é o Método NEKI. Mais do que uma metodologia, trata-se de uma forma de pensar, formar e operar, que tem revolucionado a entrega de soluções digitais com impacto direto na performance de equipes, na qualidade dos produtos desenvolvidos e na transformação de pessoas.
Em poucos meses de prática, o método já apresenta resultados sólidos: um crescimento de 20% na eficiência interna da NEKI e mais de 1.300 desenvolvedores formados ao longo dos anos em parceria com o Serratec, o Parque Tecnológico da Região Serrana, gerando um impacto econômico de R$ 45,5 milhões na economia local. A empresa, uma das maiores do setor em Petrópolis cidade que vem se consolidando como a capital da tecnologia no estado do Rio , propõe um modelo que alia excelência técnica à escuta ativa, empatia e formação contínua.
“Com o Método NEKI, conseguimos que pessoas com pouco conhecimento técnico entreguem resultados excelentes. Isso elimina duas das maiores dores do mercado: a escassez de mão de obra qualificada e o alto índice de retrabalho, que inviabiliza muitas entregas dentro do orçamento”, explica o CEO Marcelo Carius, que atua como maestro do processo.
Uma jornada com método, afeto e propósito
A analogia usada para explicar o método é simples: imagine a construção de uma casa. Antes de levantar paredes, é preciso entender o terreno, definir um projeto sólido e planejar cada etapa da obra. Assim funciona o Método NEKI: desde a ideação até o deploy (processo de disponibilizar um software ou aplicação para uso) e a manutenção contínua. Cada fase é guiada por planejamento técnico, uso de IA e acompanhamento próximo da equipe tudo isso com uma escuta constante das necessidades do cliente.
Esse olhar é o que a NEKI define como “Jeito NEKI de Ser” uma cultura interna que valoriza as pessoas acima dos projetos e promove uma linguagem unificada, onde todos compreendem sua função dentro da entrega e atuam com autonomia, empatia e escuta ativa.
O passo a passo da transformação
O Método NEKI é estruturado em quatro grandes etapas, cada uma contando com ferramentas próprias e o apoio de Inteligência Artificial (IA) para garantir agilidade, qualidade e eficiência. Tudo começa com a fase de Ideação & Discovery, onde são mapeados os objetivos do projeto, realizada uma pesquisa de mercado e definidas as necessidades do usuário final. Em seguida, a etapa de Priorização & Prototipação organiza o backlog (que é uma lista de tarefas ou pendências que precisam ser realizadas para concluir um projeto) e desenvolve protótipos que passam por validações técnicas e humanas. A terceira fase é a de Código & Testagem Automatizada, momento em que a implementação é feita com o uso de IA e testagens contínuas que asseguram alta performance e estabilidade. Por fim, chega-se à etapa de Deploy & Sustentação, com a publicação da solução no ar e o acompanhamento constante para garantir sua evolução, segurança e adaptação às novas demandas do mercado.
Para além da estrutura técnica, a NEKI cultiva uma cultura interna voltada para o desenvolvimento humano e profissional. Um exemplo disso é o Aprimora NEKI, um encontro semanal em que os próprios colaboradores compartilham conhecimentos técnicos, reflexões sobre o mercado ou experiências vividas na prática, fortalecendo a escuta ativa e o aprendizado contínuo como pilares do Jeito Neki de Ser.
Construindo o futuro com tecnologia e pessoas no centro
Na NEKI, desenvolver softwares é também desenvolver gente. O protagonismo é coletivo, e a busca por inovação está sempre conectada ao impacto real. “A gente não quer ser uma ilha de excelência. Queremos construir um ecossistema mais forte, mais justo e mais humano. Nosso sucesso só faz sentido se ele for compartilhado”, destaca Marcelo Carius.
Com a metodologia validada, a empresa já projeta a expansão de seu funcionamento em sua totalidade e compreensão em todos os segmentos da empresa sempre com a premissa de que tecnologia sem sensibilidade não transforma nada.
A expectativa é fechar 2025 com um crescimento de 80%, mantendo o foco em formar profissionais capazes de orquestrar soluções, e não apenas executá-las. Na NEKI, o futuro é feito de inovação, mas principalmente de pessoas que fazem sentido no que constroem.
Veja também: