"Esse dinamismo empresarial impacta positivamente a economia local, gerando empregos, ampliando a arrecadação e diversificando os serviços e produtos disponíveis à população”, afirmou o diretor da ACEP
Mariana Machado estagiária
A Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) registrou, até essa sexta-feira (09), 674 novas empresas em Petrópolis no ano de 2025. No ranking do Estado do Rio de Janeiro, a Cidade Imperial está na sétima posição. Este número representa quase 50% de novas empresas abertas nos anos de 2023 e 2024 inteiros.
Em todo o ano de 2023, foram 1.544 novas empresas no município, e no ano seguinte, foram 1.601, o que representa, respectivamente, 43,7% e 42,1% do número de empresas novas de cada ano, registradas até apenas o início de maio de 2025.
O diretor da ACEP (Associação Comercial e Empresarial De Petrópolis), Alney Antunes, ressalta, entretanto, que “é fundamental que o município ofereça suporte e infraestrutura para garantir a sustentabilidade desses novos negócios, e a ACEP integra essa rede de apoio oferecendo suporte aos novos empreendedores em suas demandas, promovendo capacitações, articulações com o poder público e o fortalecimento do ambiente de negócios na cidade".
O estado do Rio de Janeiro, como um todo, também apresentou esse aumento na geração de empresas, registrando um recorde histórico nos primeiros quatro meses do ano, com mais de 29 mil novos negócios. O resultado representa um crescimento de 21,3% em relação ao mesmo quadrimestre de 2024, quando foram abertas 24.293 empresas.
Somente no mês de abril, 6.830 novas empresas foram constituídas no Estado do Rio, marca que representa o segundo melhor resultado já registrado em todos os meses de abril. Os municípios que mais abriram empresas são o Rio de Janeiro, com 14.714 novos negócios; Niterói, com 2.177; Duque de Caxias, com 1.094; São Gonçalo, com 968; e Nova Iguaçu, com 846.
Petrópolis se encontra em sétimo nessa lista, com 674 novas empresas, número 48,3% maior que em 2023, que registrou, até o fim de abril, 455 novas empresas. E 28,2% a mais do que o registrado no ano passado, em que 526 empresas abriram no município.
“Os números refletem uma dinâmica empreendedora consistente em Petrópolis, demonstrando a capacidade de renovação e adaptação dos negócios locais. A abertura de novas empresas é sempre um indicador positivo da movimentação econômica, evidenciando confiança no mercado e na cidade. Seguimos atentos às necessidades dos empresários, trabalhando para fortalecer o ambiente de negócios e impulsionar o desenvolvimento sustentável.", disse Claudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
A chegada de novas empresas tem relação direta com a geração de empregos na cidade. Segundo dados do Painel de Informações do Novo Caged, divulgados no último dia 30 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o município de Petrópolis registrou, em março, um total de 69.957 vínculos empregatícios ativos, ou seja, trabalhadores com carteira assinada. No período, foram contabilizadas 2.448 admissões e 2.555 desligamentos, resultando em um saldo negativo de -107 postos de trabalho, o que indica que houve mais demissões do que contratações.
Entretanto, no acumulado do ano de 2025, a cidade registrou 7.604 admissões e 7.517 desligamentos, ficando com um saldo positivo de 87.
"Continuamos comprometidos em fortalecer nossa economia por meio de ações estratégicas que gerem emprego e renda, com um foco em reter nossos talentos e atrair novos investimentos. Com resultados promissores, já alcançamos quase 50% do número de empresas registradas até abril, em comparação com anos anteriores. Estamos empenhados em superar este número reconhecendo e valorizando o empreendedor local, criando um ambiente favorável para novos empreendimentos, impulsionando o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Samir El Ghaoui.
Principais atividades das empresas em Petrópolis
1° Comércio varejista de vestuário e acessórios (30);
2° Restaurantes e similares (23);
3° Serviços combinados de consultório e apoio administrativo (21);
4° Atividades de Consultoria em Gestão Empresarial (20);
5° Atividades de Psicologia e Psicanálise (18).
"Esse dinamismo empresarial impacta positivamente a economia local, gerando empregos, ampliando a arrecadação e diversificando os serviços e produtos disponíveis à população”, conclui Alney Antunes.
Veja também: