Edição anterior (3433):
segunda-feira, 01 de abril de 2024


Capa 3433

Enel alerta contra golpes e fraudes na conta de luz

O cliente deve identificar as contas originais antes de realizar qualquer pagamento de fatura

Foto: Arquivo
Foto: Arquivo
Larissa Martins especial para o Diário

A Enel Distribuição Rio alerta os clientes contra golpes envolvendo o pagamento de contas de luz. Para evitar serem vítimas de falsos funcionários da concessionária que geram boletos, cobrando um valor acima do que foi gasto pelos consumidores, identificar as contas originais antes de realizar qualquer pagamento de fatura, é a principal dica.

Os boletos da distribuidora devem estar identificados como Enel, Banco do Brasil, Itaú ou Bradesco, e as opções de pagamento disponíveis são: débito automático, Internet Banking, caixas eletrônicos ou postos de pagamento. O nome do titular da conta e seus dados pessoais devem constar no documento. No site https://www.enel.com.br/pt/boleto.html , é possível verificar todos os detalhes da conta que chega até a sua casa e dos boletos que são emitidos.

Caso receba alguma conta diferente, a Enel orienta o cliente a não pagar antes de entrar em contato com um dos canais de atendimento para verificação e confirmação. Portanto, esteja sempre atento ao CNPJ da concessionária: AMPLA Energia e Serviços AS - CNPJ: 33.050.074/0001.58.

Links falsos ou suspeitos

Caso o cliente receba algum e-mail solicitando que clique em links é preciso que preste muita atenção. Se o endereço da página contiver um "@" no meio ou se o nome da Enel estiver escrito incorretamente, tudo indica que se trata de um link fraudulento. Não clique!

Interações nas redes sociais

Ao receber qualquer contato via redes sociais que solicite o pagamento de algum valor em nome da Enel, desconfie. As cobranças não são realizadas através dessas ferramentas, e a orientação é que os pagamentos sejam efetuados apenas após a emissão do código de barras ou da conta nos canais oficiais.

Um ponto de atenção são as saudações utilizadas no início do contato. É comum que comunicações falsas comecem com Querido (a) cliente. Em caso como esse, seja cuidadoso e não clique em nenhum link ou botão enviado. Sempre tenha em mãos o App Enel, nele você encontra as informações sobre sua conta, débitos etc.

Muitas vezes, palavras escritas erradas facilitam as fraudes, pois burlam os filtros anti-spam em diversas plataformas. Portanto, fique de olho nos erros de português, de concordância e até mesmo de palavras faltando.

Equipes em campo

É importante se atentar a apresentação dos eletricistas, que estão sempre devidamente uniformizados e identificados via crachá. Se for abordado por um profissional sem essas características, entre em contato com a Enel.

Estelionato na cidade

O número de estelionato na cidade, os famosos golpes, tem crescido a cada dia. Segundo o levantamento do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), 227 petropolitanos foram vítimas só em janeiro deste ano. O aumento no índice foi de 27,5% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 178 vítimas estiveram nas delegacias para denunciar.

Edição anterior (3433):
segunda-feira, 01 de abril de 2024


Capa 3433

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral