Vinicius Andrade especial para o Diário
Nessa quinta-feira (13), o Diário de Petrópolis recebeu dois representantes da Enel Distribuição Rio, Rodrigo Luiz de Almeida, responsável pela Região Serrana, e Marcos André Araújo, coordenador de Manutenção da Região Serrana. O encontro teve como objetivo a apresentação das melhorias realizadas na rede elétrica e os planos da empresa para o verão.
Entre as ações já implementadas estão a intensificação das podas, a instalação de novas redes, a substituição de postes e transformadores e a adoção de equipamentos que permitem a gestão remota do fornecimento. Também estão em andamento obras de modernização e ampliação de subestações ao longo do ano, com o objetivo de aumentar a confiabilidade do sistema.
Ao todo, a Enel Rio está investindo cerca de R$ 6,1 bilhões entre 2025 e 2027 nos 66 municípios atendidos pela distribuidora no estado, o que representa um aumento de 74% em relação ao plano anterior de investimentos.
“Um dos principais desafios para o fornecimento de energia na Região Serrana é evitar que a vegetação, principalmente a queda de árvores, cause danos à rede elétrica. Durante o verão, a situação se torna ainda mais crítica, devido ao aumento da incidência de ventos fortes e descargas atmosféricas, que provocam a queda de galhos e árvores sobre a fiação. A Enel realizou mutirões de poda em parceria com as prefeituras e, desde janeiro de 2025, mais de 95 mil podas foram executadas na Região Serrana. A previsão é de que esse número ultrapasse 130 mil até o fim do ano. Somente em Petrópolis, serão 40 mil podas preventivas”, disse Rodrigo.
Outro destaque é a ampliação e modernização de 14 subestações que atendem toda a área, incluindo a substituição de transformadores e a construção de três novos bays (conjuntos de equipamentos elétricos responsáveis pelas conexões entre a subestação e as linhas de distribuição). Em Petrópolis, as subestações de Itaipava, Bingen e Itamarati receberam melhorias e modernizações.
A empresa também está ampliando a formação e a contratação de eletricistas próprios. Até 2026, mais de dois mil novos profissionais serão incorporados ao quadro da distribuidora, sendo que 60% de todo o efetivo, incluindo os terceirizados das empreiteiras, estarão alocados em Petrópolis. Esses novos profissionais serão capacitados na própria Escola de Eletricistas da Enel, em parceria com a Firjan SENAI SESI. Além disso, durante o verão, as equipes serão reforçadas para garantir o atendimento de todas as demandas no menor tempo possível.
Veja também: