Edição anterior (2449):
domingo, 25 de julho de 2021
Ed. 2449:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2449): domingo, 25 de julho de 2021

Ed.2449:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

Enem 2021: Em Petrópolis 3.724 estudantes fizeram a inscrição para as provas

Número de inscritos é 39,15% menor do que o registrado no ano anterior 

Priscila Torquato – especial para o Diário

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 será realizado nos dias 21 e 28 de novembro em todo o país. Em Petrópolis, 3.724 inscrições foram realizadas para o exame que é uma das portas de entrada para o ensino superior.  Os números estão bem abaixo do registrado em 2020 quando 6.120 estudantes se inscreveram na cidade. Em todo o Estado foram 218.200 inscrições.

“Essa evasão do Enem é reflexo da evasão da educação de um modo geral. É consequência da má administração do governo perante a pandemia. Muitos estudantes terminaram o ensino médio sem se sentirem preparados para o vestibular”, explica a educadora Maria Angela Gomes.

Além disso, ela destaca que a realidade desses jovens foi duramente impactada pela crise sanitária. Alguns abandonaram as escolas ou não vêem na universidade uma opção rentável para a realidade que vivem hoje.

“A crise econômica afetou essa condição. Muitos jovens que estão saindo agora do ensino médio precisam trabalhar para ajudar suas famílias. E ingressarem uma faculdade não é uma prioridade para esse jovem”, pontua Maria.

Realização das provas

Este é o segundo ano que a realização das provas acontecerá em meia a pandemia de covid-19. Para orientar os estudantes, o Inep elaborou um documento com instruções sobre os procedimentos que deverão ser adotados antes e durante as provas. O material está disponível no portal do Inep.

“O documento traz instruções sobre o que é permitido levar nos dias de exame e orienta os participantes sobre como se portar nos locais de prova. Também conta com informações a respeito do uso de máscaras e sobre a higienização das mãos, além de pontuar as medidas a serem tomadas para evitar contaminação”, diz o material divulgado para imprensa.

Em caso de sintomas de covid-19 na semana anterior ou na véspera da aplicação, a orientação é para que o inscrito não compareça ao local de provas e solicite a reaplicação. ”No momento da solicitação, é necessário anexar um documento comprobatório da condição. O pedido, então, será analisado pelo Inep.”

As provas abordam as seguintes áreas do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias. Serão quatro provas objetivas com 180 questões (45 em cada área do conhecimento), além de uma redação, de no mínimo, sete linhas e máximo de 30 linhas, em texto dissertativo-argumentativo a partir de situação-problema. As duas versões do Enem 2021 (impressa e digital) serão aplicadas nos mesmos dias, além de contarem com itens iguais e mesmo tema de redação.

O Enem é realizado anualmente e os resultados podem ser usados para o acesso ao ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) ou ainda para acesso a financiamentos estudantis como o Fies e o ProUni.

 



Edição anterior (2449):
domingo, 25 de julho de 2021
Ed. 2449:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2449): domingo, 25 de julho de 2021

Ed.2449:

Compartilhe:

Voltar: