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terça-feira, 05 de novembro de 2024


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Enem: o que fazer para se preparar para o segundo dia do exame?

Professora dá dicas sobre gestão de tempo e revisão

Foto: Freepik
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Bruna Nazareth - especial para o Diário

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi realizada no último domingo (03), com os participantes respondendo a 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além de uma redação dissertativa-argumentativa. A segunda etapa será aplicada neste domingo (10).

Durante esta semana, Gabriela Machado, professora de Redação e Português com experiência na orientação para o Enem no Pensi,  orienta que os candidatos evitem focar na prova já realizada. Segundo ela, como se trata de provas diferentes, é mais produtivo direcionar a atenção para o próximo exame, priorizando o gerenciamento do tempo.  Outro ponto importante, é manter uma boa rotina de sono, cuidar da alimentação e revisar os conteúdos de forma leve.

“Hábitos que são muito positivos, é sempre um bom controle do horário de sono, uma boa alimentação e foco. E realizar, por exemplo, simulados com foco na segunda prova, como em matemática e natureza, buscando gerenciar o tempo. Perceber quanto tempo está sendo gasto para cada uma das disciplinas e como está sendo essa gestão do tempo, é o principal ponto a ser levado em consideração para essa segunda prova”

Para muitos alunos que sentem que não se saíram tão bem na primeira prova, a recomendação é buscar confiança, motivação e lembrar que ainda há uma grande oportunidade no segundo dia do vestibular. É provável que outros candidatos também tenham encontrado dificuldades em alguns pontos da prova de humanas, linguagens ou mesmo na redação. Por isso, lembrar que, se algum aspecto da prova foi desafiador, provavelmente também foi para outros participantes.

Revisão

Para uma revisão rápida e produtiva antes do segundo dia de provas, é fundamental que o aluno evite pensar que precisa revisar todo o conteúdo de Matemática, Física, Química e Biologia em uma semana, pois esse estudo foi feito ao longo do ano. A recomendação da especialista é focar em uma revisão eficiente, frisando os conteúdos que costumam aparecer no Enem.

“A prova do segundo dia é uma prova um pouco mais previsível do que a do primeiro dia. O aluno que foi bem preparado ao longo do ano, ele sabe essa lista de conteúdos que sempre vem na prova do Enem. Então, é importante dar essa revisada, dando atenção especial àqueles pontos onde o aluno sente que ele ainda tem mais dificuldade, principalmente em naturezas. Tem aluno que tem mais facilidade em Biologia, por exemplo, mas tem mais dificuldade em Física. Então, olhar para aqueles pontos em que o aluno ainda sente que tem um nó para desatar e buscar ter essa dedicação”, frisa.

Outro ponto importante é realizar, ao longo desta semana, cerca de três simulados específicos para a segunda prova. Isso ajuda o aluno a avaliar o controle de tempo, revisar as questões e identificar onde estão as dificuldades. Esse processo de revisão proporciona uma maior sensação de segurança para o dia do exame.

Gestão de tempo

Nas provas de Ciências da Natureza e Matemática, a gestão do tempo é crucial para garantir a conclusão da prova, esse ponto é o diferencial entre os candidatos. Alguns respondem a todas as questões, enquanto outros acabam ficando sem tempo. Por isso, o controle do tempo é essencial.

“A prova de Matemática tem um peso muito grande. E a Teoria de Resposta ao Item (TRI) é importante com relação a essa prova. Então, para alunos no nível básico e intermediário de preparação, a gente sugere que a prova de Matemática seja feita primeiro. E depois, o aluno passe para a prova de naturezas, começando pela disciplina que ele tem mais facilidade”, aconselha Machado.

Para os candidatos que se sentem em um nível avançado de preparação, é possível seguir a ordem original das questões.

“O aluno que se depara com uma questão que ele está vendo que está difícil, que vai tomar mais tempo no enunciado, o ideal é pular. É preciso fazer primeiro aquelas questões que a gente vai fazer mais rápido, aquelas questões mais fáceis. Se você se deparou com uma questão que logo no enunciado você percebe que não sabe, ou que é uma questão que vai te demandar muito tempo, pula. E o ideal é o aluno ir classificando essas questões. Ele pode colocar, inclusive, uma classificação por letras ou símbolos, para que ele possa saber “Essa eu pulei porque é difícil, porque é demorada”. É importante fazer essa classificação das questões, entender o que a prova está querendo, acertar as mais fáceis e não perder tempo com questões que no final não conseguirá resolver”, recomenda.

Dicas de ouro

A "dica de ouro" para os alunos melhorarem o desempenho, especialmente na interpretação dos enunciados e na identificação de possíveis "pegadinhas", é ler com calma e atenção, focando nos detalhes para evitar ser surpreendido nas questões.

“Um ponto importante é ficar atento às palavras exageradas que às vezes as questões trazem, como nunca, sempre, todos e nenhum. Esses são alguns indícios de que pode ser uma generalização incorreta da questão. Então, é importante a gente ter atenção a essas palavras. E outro ponto que é importante, principalmente na prova de natureza, de Física e Química, é que, por vezes, a prova traz termos que, nas aulas do ensino médio, os alunos veem com uma nomenclatura e eles trazem um nome diferente, um nome que não é o mais comum, que não é o mais utilizado para ser ensinado. E esse nome diferente, às vezes, assusta. Se você se deparar com um nome diferente para alguma coisa que você acha que parece errado ou que você não conhece, o recomendado é não se assustar. Se acalme e releia o enunciado e perceba o que você pode compreender pelo contexto. E não de cara achar que você não sabe, que não tem como entender aquilo”, conclui a professora.

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