Entre os convidados nacionais do dia estão Ailton Krenak, a ministra Cármen Lúcia, Miriam Leitão, Conceição Evaristo e Ana Maria Machado
Neste sábado, 4 de maio, acontece um dos momentos mais esperados e emocionantes do 1º Festival Literário Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis) a entrega do Prêmio de Redação e Desenho. A premiação tem início às 9h30, no Auditório 1, onde serão anunciados os estudantes ganhadores, acompanhados por seus professores, que também serão premiados com livros. Participam da entrega dos prêmios o presidente do Flipetrópolis, Afonso Borges; as Autoras Homenageadas pelo festival, Ana Maria Machado e Conceição Evaristo; os curadores e autores convidados do evento e autoridades locais.
Além disso, este sábado é também o dia com mais mesas de bate-papo na programação nacional e internacional. Ao todo, são 12 conversas, que têm início logo às 11h, quando a jornalista e escritora Míriam Leitão entrevista o escritor indígena Ailton Krenak, recentemente eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL). João Candido Portinari, Cármen Lúcia, Maria Ribeiro, Lívia SantAnna Vaz, Cris Olivieri, Lúcia Riff, Morgana Kretzmann e Paulo Scott são outros dos participantes da programação do dia. A última mesa, às 21h, será com as Autoras Homenageadas pelo Flipetrópolis, Conceição Evaristo e Ana Maria Machado. Durante todo o dia, acontecem ainda sessões de autógrafos com os escritores participantes tanto da programação nacional e internacional quanto da local.
A programação local, por sua vez, segue repleta de atrações. Entre elas, oficinas de dedoches, que acontecem às 11h e 12h, no Espaço de Leitura. Haverá também dois lançamentos de livros o primeiro, Cartas que falam, às 10h, com o autor Leandro Garcia, presidente da Academia Petropolitana de Letras; e o segundo às 16h, quando a antologia Versos Escarlates 2, organizada por Catarina Maul, será lançada durante um sarau poético da Confraria da Poesia Informal. Ao longo do dia ocorrem, ainda, outras mesas de bate-papo e a programação se encerra com a final da batalha de slam, uma competição de poesia falada, às 17h, no Auditório 2.
Já a programação infantojuvenil conta com duas atividades. Na primeira, às 9h, a contadora de histórias Flávia Justen homenageia importantes autores da literatura infantil brasileira, como Ziraldo, Roseana Murray e Ana Maria Machado. A segunda, às 11h30, é uma mesa de bate-papo entre autores que têm origens e temáticas bastante diversificadas Silvana Gontijo (MG), Otávio Jr (RJ) e Trudruá Dorrico (RO). Quem media a conversa é Andrea Taubman (RJ), presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).
Por fim, a programação musical deste sábado reúne os três músicos que se apresentaram nos dias anteriores, Fabrício Conde, Marcos Assunção e Marco Lobo. O Encontro dos Violeiros acontece às 22h, no Auditório 2. O Flipetrópolis segue até domingo, 55, no Palácio de Cristal, com entrada gratuita, sem a necessidade de retirada de ingressos.
Veja também: