Sensei conta a importância deste modelo de treinamento integrado
Mariana Machado estagiária
A Judô Escola Nippon, localizada no Roseiral, promoveu no último fim de semana um intercâmbio técnico com o Judô Clube Denis, de Três Rios, onde foram abordados temas relativos ao Nage-no-kata, para o aprimoramento técnico das equipes.
Os senseis de ambas as escolas reconhecem a importância deste modelo de treinamento integrado, onde é possível que os alunos troquem conhecimentos e experiências. O sensei Luiz Carlos passou aos presentes, seu método de treinamento, com o objetivo de buscar o máximo de eficiência nesta área, na qual o profissional é detentor do 3º lugar no Campeonato Mundial de Nage-no-kata.
Denis sensei, de Três Rios, trouxe seus alunos para adquirir essa experiência, além de passar seus conhecimentos aos petropolitanos, “colaborando na orientação e condução do treinamento”, conta Luiz Carlos.
Para Luiz Carlos, “Foi um prazer receber a equipe de Três Rios, que fez fortalecer os laços de amizade com o Prof. Denis, e seus alunos”. O propósito dessa união foi o “aprimoramento mútuo do Nage-no-kata que é uma vertente de técnicas do judô, destinado a formação de faixas pretas”, conta.
O sensei considera que o intercâmbio foi benéfico para as duas equipes, pois acentua a troca de conhecimentos.
Em 2024, o Judô Escola Nippon ficou em terceiro lugar na Copa Hacoaj, na Argentina, e em terceiro também no Campeonato Brasileiro de Judô.
A Escola tem também um projeto social no Santa Mônica para crianças carentes, em parceria com a organização Ecoar, que visa promover bem-estar e apoio às crianças da comunidade local por meio do ensino do judô. A iniciativa, liderada pela sensei Ana Cristina, tem como objetivo proporcionar atividades saudáveis e educativas para os jovens. Atualmente, contam com cerca de 25 crianças.