Primeiro passo para realizar o exame é solicitar a isenção da taxa de inscrição, que fica disponível até 25 de abril. Escolas já preparam estudantes sobre a importância da prova para seu futuro acadêmico e profissional
O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já começou. Neste momento, as escolas assumem o papel fundamental de incentivar os estudantes concluintes a participarem do exame e, melhor ainda, a fazê-lo de forma gratuita. O envolvimento de diretores, coordenadores pedagógicos e professores é essencial para que os alunos vejam o Enem como uma oportunidade de ingresso na educação superior.
Com um planejamento detalhado e ações contínuas ao longo do ano letivo, uma escola da rede estadual de Goiás tem se destacado na mobilização dos estudantes para o Enem 2025. A proposta vai além de preparar para a prova: busca conscientizar e engajar os alunos acerca da importância do exame para o seu futuro acadêmico e profissional.
O Colégio Estadual Olavo Bilac, localizado em Goiânia, tem investido em uma série de iniciativas, que vão desde simulados mensais e aulões preparatórios até o uso de tecnologia educacional com inteligência artificial voltada ao desenvolvimento de competências essenciais, como leitura, escrita, pensamento crítico e criatividade.
Segundo a diretora do Colégio, Ana Catarina de Assis, o engajamento segue um cronograma anual com metas definidas que envolve planejamento de aulas focado nas competências cobradas pelo exame, reuniões com a equipe docente, aulões preparatórios, simulados e monitoramento do desempenho dos alunos.
“Os professores têm trabalhado em conjunto com os coordenadores pedagógicos para criar um ambiente de apoio. Eles oferecem tutoriais e aulas extras focadas nas áreas mais desafiadoras do exame”, destacou. Além disso, a direção escolar estimula os educadores a manterem um diálogo aberto com os estudantes sobre suas dúvidas e preocupações em relação ao Enem 2025.
“A escola desempenha um papel fundamental na conscientização dos alunos, pois é o ambiente onde eles recebem orientação e informações relevantes sobre o Enem. É nossa responsabilidade não apenas preparar os alunos academicamente, mas também ajudá-los a entender como o exame pode abrir portas para o futuro deles”, concluiu a diretora.
O estudante Lukas Vinícius de Souza faz parte do grupo de estudantes que solicitou a isenção da taxa de inscrição do Enem. Para ele, o processo foi simples. “Recebi auxílio da escola por meio de tutoriais e instruções didáticas que facilitaram a compreensão de todos os passos. Isso fez toda a diferença”, conta.
Segundo Lukas, questões familiares e sociais foram determinantes para a solicitação da isenção. A gratuidade da inscrição representa uma oportunidade para estudantes que, assim como ele, veem no Enem 2025 uma chance para o futuro.
IsençãoOs interessados em pedirisençãodataxade inscrição do exame e justificarausêncianaedição de 2024 devem realizar os procedimentos pelaPáginado Participanteaté o dia 25 deabril.
Está prevista gratuidade para pessoas que se enquadrem nos seguintes perfis:
Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);
Pessoas que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a umsalário mínimoe meio;
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de família de baixa renda, com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.
Os participantes do programa Pé-de-Meia também podem solicitar isenção da taxa de inscrição.
Já a justificativa de ausência é para o participante que conseguiu a isenção da taxa de inscrição no Enem 2024, mas faltou aos dois dias de aplicação e deseja pedir isenção na edição de 2025. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio. O período de recursos para quem tiver o pedido negado será de 12 a 16 de maio.
Vale destacar que aaprovação da solicitação de isenção e da justificativa de ausência não garanteaparticipação no exame. Os interessados devem realizar a inscrição no exame, posteriormente, na Página do Participante.
Confira o cronograma abaixo:
Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência14 a 25 de abril
Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência12 de maio
Período de recursos12 a 16 de maio
Resultado dos recursos22 de maio
EnemO Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Veja também: