O fonoaudiólogo explica que se deve evitar ambientes muito secos, ou com o ar condicionado ligado, até mesmo o ar quente, que, segundo ele, seca ainda mais o ambiente
Mariana Machado estagiária
No inverno, principalmente nestes dias de muito frio em Petrópolis, a voz fica mais vulnerável a irritações. Por isso, o fonoaudiólogo e especialista em comunicação e oratória, Simon Wajntraub, destaca que a hidratação, evitar bebidas geladas e o aquecimento vocal antes de falar muito são essenciais para preservar as cordas vocais.
É muito comum ficar com a voz mais rouca ou cansada durante o inverno, e o especialista explica o porquê dessas irritações. “O ar frio e seco resseca as vias respiratórias e as pregas vocais. Além disso, o nariz fica entupido, e então muita gente respira mais pela boca, o que agrava esse ressecamento”, afirma.
Com isso, é importante se atentar aos sinais de que sua voz está sendo prejudicada pelo clima, como a rouquidão frequente, sensação de garganta seca e sentir ficar arranhando, por vezes cansaço ao falar, além de falhas na voz ao longo do dia.
O fonoaudiólogo cita orientações quanto ao que fazer nos dias frios para evitar essas irritações. “Beber bastante água, mesmo que não esteja com sede. Tem que beber água, para umidificar o corpo, e a laringe principalmente. Não é que você vai beber água que vai cair na corda vocal, é a umidade do teu corpo vai aumentar”, ressalta.
Além disso, explica que se deve evitar ambientes muito secos, ou com o ar condicionado ligado, até mesmo o ar quente, que, segundo ele, seca ainda mais o ar do ambiente. “Deve-se usar umidificadores, fazer inalações com soro fisiológico. O que eu sempre oriento aqui é não fazer um esforço vocal desnecessário. Por exemplo, você vai estar em uma turma de 100 alunos, aí começa a gritar, e daqui a pouco você está afônico, principalmente no inverno. Nunca deve fazer isso. Sempre use um microfone na sala de aula, em palestras, para economizar voz. Se você ficar berrando o dia inteiro, a voz gasta”, diz.
“Outra orientação que eu dou também, por exemplo, a pessoa briga com o cachorro, com o marido ou com a mulher, e aí quando chega no trabalho a pessoa está com a voz fraca. Por isso, tem que economizar voz, e administrar a voz o dia inteiro, principalmente quem trabalha com a voz, tem que administrar”, aconselha Simon Wajntraub.
Um alerta que o especialista faz, entretanto, é o de não colocar coisa nem muito quente e nem muito fria na laringe, pois a voz fica fraca. “Se você tomar um chá muito quente, você vai tentar falar e vai ver que a voz está fraca. E também quando bebe algo gelado demais, retrai a laringe e deixa a voz fraca”, ressalta.
Para concluir, o fonoaudiólogo ainda diz que andar bem agasalhado, com cachecóis no pescoço e protegendo também o nariz, é muito importante, pois o frio batendo nessas regiões também enfraquece a laringe.
Veja também: