Elizabeth Maller, presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, aborda a importância histórica e turística da cidade e a importância destes dois setores
Roberto Jones - especial para o Diário
Petrópolis é uma cidade que chama a atenção de turistas de todo o país e do mundo, recebendo cerca de 1,8 milhão de visitantes anualmente, segundo dados da Secretaria de Turismo. Mas esse potencial não vem de hoje. A cidade foi palco de grandes momentos da história do Brasil, servindo como residência da família imperial até a passagem de grandes presidentes da República. Mas por que Petrópolis sempre chamou a atenção de tantas pessoas?
De acordo com Elizabeth Maller, presidente do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), tudo começou por conta do clima da cidade e de suas belezas naturais, que chamaram a atenção de Dom Pedro I. Depois disso, o apelo histórico e cultural passou a atrair cada vez mais visitantes. "A arquitetura planejada, com os casarões da Avenida Koeler e outros pontos turísticos, como o Museu Imperial, Catedral São Pedro de Alcântara e Palácio de Cristal, faz com que aqueles que nos visitam mergulhem em uma viagem ao passado, construindo memórias que ficarão para sempre", comenta.
Além disto, a proximidade com o Rio de Janeiro torna a cidade um destino popular, não só para os visitantes que passeiam nos fins de semana, como também os turistas, que se hospedam em estadias mais longas para aproveitar tudo o que Petrópolis tem a oferecer. "Para os amantes de atividades ao ar livre, temos parques, trilhas e cachoeiras. Também chama a atenção os restaurantes, cervejarias e grandes eventos, como a Bauernfest. E tudo isso sempre regado de muita história", pontua Elizabeth.
Um futuro ancorado no passado
Para a especialista, o futuro de Petrópolis está intrinsecamente ligado ao passado da cidade, isto porque a maior potencialidade do município é a sua história. "Na atualidade, a importância de Petrópolis está em seu passado, que se mantém preservado através do tempo. O turismo se apropria dessa história, caminhando de mãos dadas", afirma.
Preservação histórica
No que diz respeito ao cuidado e divulgação dessa história, o IHP tem papel fundamental. "Nosso compromisso é o de preservar a história de Petrópolis, bem como suas tradições e costumes. Nossos associados contribuem para essa preservação através de pesquisas, palestras e publicações, que podem ser acessadas através do nosso site ihp.org.br ", reforça.
Mas engana-se quem acha que este é um papel apenas para uma instituição deste porte. Segundo Elizabeth, este deve ser um dever de todos. "Preservar a história é um compromisso e explorar é consequência. Devemos cuidar para que as gerações futuras conheçam o nosso passado e explorem as lacunas. Cabe a cada petropolitano amar sua cidade. Divulgando sempre que possível a nossa linda história", finaliza.
Veja também: