É importante saber quando ir ao médico
Mariana Machado estagiária
A menstruação irregular ocorre quando os ciclos menstruais não seguem o mesmo ritmo dos meses anteriores, dificultando a identificação do período fértil, e pode atingir mulheres de todas as idades. Há algumas causas para irregularidade na menstruação, como alterações hormonais, estresse, alterações de peso, distúrbios alimentares, uso de medicamentos, e algumas condições de saúde como hipertireoidismo, doenças inflamatórias pélvicas, doenças hepáticas e renais.
A ginecologista da Unimed Fortaleza Dra. Laura Arrais explica que, “Cada mulher tem o seu padrão menstrual. Os ciclos, normalmente, não têm a mesma duração. Então, consideramos como normal um ciclo menstrual que tenha entre 21 e 35 dias, contando do primeiro dia de uma menstruação até o primeiro dia da próxima”. É muito importante acompanhar o ciclo menstrual, para observar atrasos ou mudanças na duração do período, uma vez que esses atrasos podem indicar também problemas que necessitam acompanhamento médico.
De acordo com o Dr. Thiers Soares, ginecologista especialista em miomas, endometriose e adenomiose, observar o ciclo menstrual empodera as mulheres. “É por meio desse cuidado que elas conseguem compreender melhor seus corpos e reconhecer os sinais de alerta. Essa consciência pode ajudar na busca por cuidados médicos precoces, antes que possíveis problemas se agravem”, explica.
Os sintomas que a irregularidade no ciclo podem causar são, alterações no volume do sangramento, mudanças na duração do ciclo menstrual, aumento de dor, e ausência de menstruação mais de três vezes no ano. O Dr. Thiers ainda acrescenta que fluxo intenso é “um sinal importante de alerta e precisa ser tratado, pois pode causar anemia. Além disso, pode estar relacionado a outras doenças mais sérias, como miomas, endometriose e adenomiose”;
Dependendo da causa da irregularidade na menstruação, a Dra. Laura Arrais esclarece que alguns tratamentos podem resolver, como: ajuste de medicações; uso de hormônios; cirurgia para correção de problemas estruturais; retirada do útero, miomas e cistos ovarianos. Por isso, caso sua menstruação esteja sofrendo alguma irregularidade, procure um médico, para analisar e começar um tratamento o quanto antes.
Veja também: