Edição anterior (3478):
quinta-feira, 16 de maio de 2024


Capa 3478

Estabelecimentos comerciais são furtados em Itaipava

Câmeras de segurança filmaram ações criminosas; uma loja teve dinheiro e bebidas levados pelo suspeito

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Larissa Martins especial para o Diário

Um restaurante foi furtado na madrugada dessa quarta-feira (15), na região de Itaipava. As câmeras de segurança do estabelecimento registraram toda a ação criminosa que aconteceu por volta de 02h20. Nas imagens é possível perceber que o homem entra portando uma mochila nas costas, utilizada para guardar os itens roubados.

Segundo uma funcionária, ele levou uma quantia de dinheiro em espécie e garrafas de bebidas alcoólicas. O valor estimado do prejuízo não foi informado pelo proprietário por questões de segurança. O caso foi registrado na 106ª Delegacia de Polícia, em Itaipava. A Polícia Civil informou que a perícia foi solicitada para o local e imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas. Agentes realizam diligências para apurar a autoria do crime.

Loja de carros furtada

A prática tem se tornado comum na região. Na noite anterior, 14/05, a concessionária de automóveis Chevrolet também foi furtada em Itaipava. O suspeito usava um boné - na tentativa de não ser identificado - luvas e mochila. Ele quebrou a grade de segurança e a maçaneta da porta com uma ferramenta. Ao entrar, o suspeito revirou os armários e gavetas em busca de dinheiro, mas saiu sem levar nada ao perceber que não havia valores em espécie. Há suspeitas de que seja o mesmo homem que cometeu o delito no estabelecimento comercial anterior. Os funcionários temem pela segurança. Esse caso também foi registrado na 106ªDP.

Loja de tintas furtada

Há um mês uma loja de tintas também foi furtada durante a noite, em Itaipava. A ação também foi flagrada por uma câmera de segurança instalada no local. Analisando a gravação foi possível perceber que rapidamente o suspeito recolheu os itens, colocando-os em uma bicicleta estacionada no interior do espaço comercial.

Dentro de poucos minutos, ele conseguiu gerar aos proprietários um prejuízo estimado em mais de R$ 20 mil. De acordo com um funcionário, foram levados cinco notebooks, pistolas de pintura e outros produtos.

Denúncias nas delegacias

Dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ) apontam que só no primeiro trimestre deste ano, 313 casos foram registrados na cidade. No mesmo período do ano passado foram 308 ocorrências. Os números incluem furtos a transeunte, bicicleta, aparelho celular, veículos e coletivo.

Legislação

O crime de furto é descrito na lei como diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência. Mas caso tenha arrombamento ou rompimento, é considerado qualificado. Sendo assim, a situação é agravada, de acordo com o advogado criminalista e professor de Direito Penal, Carlos Fernando Maggiolo. Infelizmente, no Brasil, quem comete furtos pega uma pena de 1 a 4 anos, que é o crime de furto simples. No entanto, não permanece preso, pois o juiz solta. Isso porque é um crime sem violência e sem ameaça à pessoa. Ou seja, o acusado responde solto. É assim que a legislação brasileira trata o criminoso de furto, explica.

Ele alerta que testemunhas e câmeras de segurança são essenciais para ajudar a polícia a identificar os suspeitos. A primeira recomendação que eu faço é que os estabelecimentos comerciais tenham câmara de segurança. É possível observar que a câmara de segurança faz a diferença na hora de se identificar o autor do crime. O proprietário tem que buscar a delegacia, fazer o registro de ocorrência na delegacia local da região dele, preservar o local, não deixar os funcionários entrarem para poder coletar amostras. As testemunhas também são muito importantes, recomenda.

Como denunciar

A população pode contribuir com informações atráves do telefone fixo da segunda seção do 26º Batalhão de Polícia Militar: (24) 2242-8005.

Edição anterior (3478):
quinta-feira, 16 de maio de 2024


Capa 3478

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral