Edição anterior (3416):
sexta-feira, 15 de março de 2024


Capa 3416

Estacionamento irregular de vans escolares permanece sendo um problema

No Valparaíso, embarque e desembarque de alunos têm causado retenções no trânsito

Divulgação
Divulgação


Daniel Xavier estagiário

Após noticiar sobre o problema crônico e recorrente do estacionamento irregular por parte de vans escolares na Rua Visconde de Itaboraí, no Valparaíso, para o embarque e desembarque de alunos do Centro Educacional Terra Santa, o jornal recebeu novos contatos a respeito do assunto. Agora, no entanto, pais de alunos relataram que não só a instituição proíbe o uso do estacionamento para os responsáveis dos estudantes, como as vagas destinadas exclusivamente aos veículos escolares são ocupadas durante o dia por outros condutores, segundo o que dizem.

Proibiram as vans e os carros de responsáveis de utilizar o enorme estacionamento do colégio para embarque e desembarque de alunos. Há no município uma resolução do Conselho Municipal de Educação, o Comed, determinando que para o funcionamento de novas escolas de educação infantil da rede privada, existe a obrigatoriedade de estacionamento para a entrada e saída dos estudantes, comenta um pai que preferiu se identificar apenas como Renato.

As áreas destinadas às vans estão sempre ocupadas por outros veículos. Nem as vans nem os responsáveis pelos alunos contam com outra alternativa. O que representa um perigo para as nossas crianças e prejudica o trânsito, retendo uma fila de condutores, conta outro pai que preferiu não se identificar.

Em resposta, a direção do Centro Educacional Terra Santa informou que a instituição, em conformidade com a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), destinou uma área marcada, em frente à Igreja Imaculada Conceição, para que as vans estacionem para o embarque e desembarque das crianças.

Todos os responsáveis pelas vans foram informados do local onde deveriam estacionar e que as crianças poderiam passar por dentro do estacionamento para ter acesso ao portão de entrada da escola, acompanhadas pelo ajudante das vans.

A direção informa que a resolução do Comed trata de escolas privadas, o que não é o caso da escola do Centro Educacional Terra Santa, que é pública, por meio de convênio com a Prefeitura. Informa ainda que o estacionamento não pertence à escola, completam em nota enviada.

A CPTrans também foi procurada para esclarecer a situação. Solicitamos ainda quais ações a Companhia pode promover para solucionar o problema. Mas, não tivemos retorno até o fechamento desta edição.

Edição anterior (3416):
sexta-feira, 15 de março de 2024


Capa 3416

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral